Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENDENDO CONCEITOS DE ELETRICIDADE BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ENFOQUE CTSA

Palavra-chaves: FÍSICA., ELETRICIDADE BÁSICA, CTSA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15619
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2311
    "inscrito_id" => 5761
    "titulo" => "COMPREENDENDO CONCEITOS DE ELETRICIDADE BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ENFOQUE CTSA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste na apresentação de uma proposta de ensino de Física composta por um conjunto de sequências didáticas elaboradas no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Física - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e aplicada numa turma de Ensino Médio da EEEFM Monsenhor Constantino Vieira, localizada do Município de Cajazeiras - PB. Trata-se de um trabalho de cunho predominantemente qualitativo utilizando os métodos de pesquisa bibliográfica (em sua fase de elaboração) e pesquisa-ação (em sua fase de aplicação e na reflexão dos resultados obtidos). Como abordagens facilitadoras da aprendizagem foram utilizadas práticas de experimentação e inserção do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Os conhecimentos científicos abordados envolveram os conceitos físicos de Eletricidade: Corrente Elétrica, Diferença de Potencial, Geradores e Receptores, Resistores, Potência Elétrica e Cálculo do Consumo de Energia Elétrica – com ênfase nos processos de produção, geração, distribuição, consumo e desperdício de energia elétrica no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA., ELETRICIDADE BÁSICA, CTSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5761_08092015224838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO PEREIRA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO MOURA"
    "autor_email" => "flpmll@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15619
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2311
    "inscrito_id" => 5761
    "titulo" => "COMPREENDENDO CONCEITOS DE ELETRICIDADE BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ENFOQUE CTSA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste na apresentação de uma proposta de ensino de Física composta por um conjunto de sequências didáticas elaboradas no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Física - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e aplicada numa turma de Ensino Médio da EEEFM Monsenhor Constantino Vieira, localizada do Município de Cajazeiras - PB. Trata-se de um trabalho de cunho predominantemente qualitativo utilizando os métodos de pesquisa bibliográfica (em sua fase de elaboração) e pesquisa-ação (em sua fase de aplicação e na reflexão dos resultados obtidos). Como abordagens facilitadoras da aprendizagem foram utilizadas práticas de experimentação e inserção do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Os conhecimentos científicos abordados envolveram os conceitos físicos de Eletricidade: Corrente Elétrica, Diferença de Potencial, Geradores e Receptores, Resistores, Potência Elétrica e Cálculo do Consumo de Energia Elétrica – com ênfase nos processos de produção, geração, distribuição, consumo e desperdício de energia elétrica no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA., ELETRICIDADE BÁSICA, CTSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5761_08092015224838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO PEREIRA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO MOURA"
    "autor_email" => "flpmll@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação de uma proposta de ensino de Física composta por um conjunto de sequências didáticas elaboradas no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Física - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e aplicada numa turma de Ensino Médio da EEEFM Monsenhor Constantino Vieira, localizada do Município de Cajazeiras - PB. Trata-se de um trabalho de cunho predominantemente qualitativo utilizando os métodos de pesquisa bibliográfica (em sua fase de elaboração) e pesquisa-ação (em sua fase de aplicação e na reflexão dos resultados obtidos). Como abordagens facilitadoras da aprendizagem foram utilizadas práticas de experimentação e inserção do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Os conhecimentos científicos abordados envolveram os conceitos físicos de Eletricidade: Corrente Elétrica, Diferença de Potencial, Geradores e Receptores, Resistores, Potência Elétrica e Cálculo do Consumo de Energia Elétrica – com ênfase nos processos de produção, geração, distribuição, consumo e desperdício de energia elétrica no Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.