Este trabalho tem como propósito expor algumas reverberações acerca das aulas de leitura, com o gênero – conto, nas quais analisamos a narrativa O Vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan. Nossa pesquisa foi operacionalizada numa escola básica da rede estadual de ensino, com alunos de uma turma do 2º Ano do Ensino Médio, na escola E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho, localizada na cidade de Guarabira – PB. A partir das aulas de leitura, tivemos a possibilidade de explorar a compreensão e interpretação textual dos alunos, e assim destacamos as diversas percepções que eles obtiveram ao lerem o conto. Abordamos as temáticas presentes no texto, de forma que os discentes foram fazendo suas considerações acerca dos pontos que destacaram como importantes. Para tanto, buscamos apoio teórico com alguns estudiosos para nos auxiliar nesta pesquisa, como os estudos de Rezende (2013), Tinoco (2013), Zilberman (1991) entre outros que estão engajados nessa discussão.