Apesar de ser um fenômeno bastante estudado e discutido nos últimos anos, e apesar da existência de políticas que ajudam a combater a evasão escolar, ainda não podemos definir a suas causas, até por ser um tema muito complexo, principalmente em cursos superiores de Licenciatura, onde se encontram os maiores índices de evasão. O curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa, não é uma exceção, pois apesar de possuir uma excelente estrutura pedagógica é perceptível um índice de evasão notável e preocupante anualmente, pela quantidade de alunos que frequentam as aulas inicialmente e após certo período. Embora esse fenômeno seja um grave problema no ensino superior do brasileiro, essa questão tem sido frequentemente negligenciada, tanto por professores como por autoridades universitárias e governamentais. A evasão escolar tem sido estudada em algumas instituições superiores, principalmente em cursos de Licenciatura onde os índices de evasão e retenção escolar são os maiores. As perdas de estudantes que iniciaram, mas não concluíram seus cursos se configuram em desperdícios sociais, econômicos e principalmente, acadêmicos. A busca minuciosa de suas causas tem sido objeto de muitos trabalhos e pesquisas educacionais. A pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da evasão no contexto do curso superior de Licenciatura em Química – IFPB – campus Sousa na busca de mapear as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso, identificando as possíveis causas e fatores associados a esta evasão. Esperamos com esta pesquisa possa contribuir para que o IFPB qualifique ações no sentido do enfrentamento da evasão no Curso de Licenciatura em Química, de uma forma mais assertiva tendo acesso a dados da sua realidade.