A utilização de modelos didáticos e mapas conceituais no ensino de ciências, especificamente na biologia, tem-se mostrado de grande valia, tendo em vista que esta é tida por muitos alunos como uma disciplina complexa e de difícil entendimento. Portanto, é de fundamental importância que essas alternativas sejam exploradas com mais frequência em sala de aula.
Mapas conceituais consistem em diagramas com palavras chaves organizadas e relacionadas entre si para que haja entendimento do assunto abordado de uma maneira mais dinâmica. “São representações concisas das estruturas conceituais que estão sendo ensinadas e procuram facilitar a aprendizagem significativa dessas estruturas” (MOREIRA, 1986, p.18).
Diante das alternativas expostas, tais abordagens visam à elaboração de um ensino eficaz e atraente aos educandos, usando de artifícios presentes no dia a dia e também buscando a participação dos educadores, contribuindo para aulas dinâmicas e produtivas. Portanto, essa proposta tem como principal objetivo facilitar o ensino - aprendizado de clivagem superficial, através do uso de mapas conceituais e modelos didáticos.
O estudo bibliográfico sobre a divisão celular que ocorre no zigoto após a fecundação (clivagem) foi o primeiro passo para se dar inicio a elaboração desse projeto. Posteriormente, o mesmo foi aprofundado em uma clivagem específica, que ocorre em ovos de insetos, denominada clivagem superficial.
A revisão bibliográfica foi realizada através de artigos baixados na internet, com o auxilio dos sites como: Scielo, CAPES, Google acadêmico, entre outros. Em seguida buscaram-se formas de compreender tal assunto de maneira mais simples, para isso foi adotado o uso de mapas conceituais e modelos didáticos, os mesmos foram confeccionados com a utilização de materiais de fácil acesso.
A criação dos modelos e mapa conceitual foi a primeira fase do projeto que encontra- se em andamento. Os resultados finais da pesquisa serão obtidos com a aplicação da mesma em salas do ensino médio.