Toda comunicação se dá através de gêneros e é através das diversas atividades humanas que circulam os mais diversos tipos de textos. É de fundamental importância que o aluno domine o maior número possível de gêneros para, assim, apropriar-se dos saberes de que precisa para utilizar a língua socialmente. Diante dessa infinidade de gêneros escolheu-se neste trabalho o anúncio publiciário a ser trabalhado com alunos do ensino fundamental do ensino regular, apresentando-os uma reflexão acerca desse gênero e os efeitos de sentido nele imbuídos, relacionando-os a outros(s) texto(s). Entendendo que é partindo do ensino de gêneros discursivos que podemos formar alunos leitores críticos e autônomos, que interagem socialmente utilizando a língua de forma interativa. Busca-se com este trabalho despertar nos educandos a curiosidade e a capacidade de análise na leitura de textos publicitários verbais e não verbais, observando a argumentação e ideologias presentes nos anúncios publicitários. Esperamos que de alguma forma o trabalho sirva como uma ajuda para nortear o professor em sala de aula no trabalho com este gênero.