A fragmentação entre os elementos naturais e humanos no desenvolvimento dos princípios da Educação Ambiental - EA é um desafio que inviabiliza o cumprimentos dos princípios da Educação Ambiental, conforme a Lei 9.785/99 e no Decreto 4.281/2002 na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Esta problemática analisa as contribuições da Teoria dos Geossistemas e a construção de maquete para contemplar a totalidade do espaço e a integração entre o natural e o humano no ensino da EA de forma interdisciplinar. A metodologia de pesquisa foi qualitativa com análise de dados bibliográficos sintetizados em mapa conceitual, utilizado como base para a elaboração de proposta metodológica sobre a construção de uma maquete sobre as mudanças no Distrito de Comandatuba (Una/BA) com a introdução das atividades turísticas. Este trabalho científico constatou que a proposta metodológica com o uso de maquete permite a superação da fragmentação científica entre os elementos naturais e humanos durante as aulas que envolvem a Educação Ambiental com possibilidades de relação com os fundamentos da Teoria dos Geossistemas e a Educação Ambiental e da Lei 9.785/99 e Decreto 4.281/2002, onde o discente compreende as temáticas ambientais de forma mais global, sistêmico e integral a partir da identificação dos elementos de seu sistema aberto, superando a dicotomia entre aspectos humanos e naturais para buscar a totalidade das relações desenvolvidas entre homem-meio.