PORTO, Esley. Sexualidade infantil: refletindo o papel da escola. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16950>. Acesso em: 22/11/2024 23:41
A criança começa a desvendar suas curiosidades no meio social a qual está inserida. É dever da sociedade – principalmente através da família e também da escola – auxiliá-la nesse período caracterizado por diversas dúvidas e constantes descobertas. O educador é peça fundamental para orientar e esclarecer as crianças sobre os questionamentos que surgirem, mas, para isso, deve ele ter um breve conhecimento crítico sobre a complexidade do assunto e, acima de tudo, desapegar-se da ideia que a escola tem como função ensinar formas “corretas” e predefinidas sobre como as crianças devem florescer sua sexualidade, pois cada criança tem sua maneira de pensar e de interpretar a composição de seus corpos, de forma única. Sendo assim, o estudo tem como objetivo refletir os desafios que os educadores têm ao trabalhar a sexualidade infantil nas escolas de nível básico, procurando analisar quais as melhores maneiras de discutir tal assunto em um ambiente composto por pessoas em constante desenvolvimento físico, emocional e psicológico.