Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO DE SABERES FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES, SABERES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16777
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1629
    "inscrito_id" => 5973
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO DE SABERES FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS"
    "resumo" => "Este artigo trata das práticas pedagógicas do professor e de sua formação e do entrelaçamento destas com os saberes advindos de processos formativos e com os saberes experienciais. Como objetivo, buscamos compreender “se” e “de qual/is maneira/s” os conhecimentos formativos são incorporados ao fazer pedagógico, por meio da “fabricação” das práticas docentes do sujeito de nossa pesquisa. De modo a nos aproximarmos do nosso objeto de estudo – as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente –, realizamos um estudo de caso da prática de uma professora do 1º ano do ciclo de alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Belém. Como fundamentação,  baseamo-nos, dentre outros,   nos estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) e Tardif (2011) que abordam a questão dos saberes docentes, enfatizando a pluralidade dos mesmos; nos construtos teóricos de Certeau (2000) em torno do cotidiano, a partir da abordagem dos conceitos de “estratégia” e de “tática”, bem como nas pesquisas de Chartier (1998, 2002) sobre os saberes práticos docente. Assim, a partir da pesquisa que realizamos, dentre alguns resultados a que chegamos, evidenciamos que o professor tem seu modo singular de “fabricar” suas práticas docentes, apoiando-se em saberes diversos, tanto naqueles advindos de processos formativos quanto nos saberes experienciais, destacando que alguns dos conhecimentos formativos são incorporados à prática quando os mesmos podem ser experienciados  e se mostram adequados à prática, no fazer cotidiano da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5973_07092015215216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JALMA GEISE MARIA BRABO DO PRADO"
    "autor_nome_curto" => "JALMA PRADO"
    "autor_email" => "amlajprado@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16777
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1629
    "inscrito_id" => 5973
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO DE SABERES FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS"
    "resumo" => "Este artigo trata das práticas pedagógicas do professor e de sua formação e do entrelaçamento destas com os saberes advindos de processos formativos e com os saberes experienciais. Como objetivo, buscamos compreender “se” e “de qual/is maneira/s” os conhecimentos formativos são incorporados ao fazer pedagógico, por meio da “fabricação” das práticas docentes do sujeito de nossa pesquisa. De modo a nos aproximarmos do nosso objeto de estudo – as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente –, realizamos um estudo de caso da prática de uma professora do 1º ano do ciclo de alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Belém. Como fundamentação,  baseamo-nos, dentre outros,   nos estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) e Tardif (2011) que abordam a questão dos saberes docentes, enfatizando a pluralidade dos mesmos; nos construtos teóricos de Certeau (2000) em torno do cotidiano, a partir da abordagem dos conceitos de “estratégia” e de “tática”, bem como nas pesquisas de Chartier (1998, 2002) sobre os saberes práticos docente. Assim, a partir da pesquisa que realizamos, dentre alguns resultados a que chegamos, evidenciamos que o professor tem seu modo singular de “fabricar” suas práticas docentes, apoiando-se em saberes diversos, tanto naqueles advindos de processos formativos quanto nos saberes experienciais, destacando que alguns dos conhecimentos formativos são incorporados à prática quando os mesmos podem ser experienciados  e se mostram adequados à prática, no fazer cotidiano da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5973_07092015215216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JALMA GEISE MARIA BRABO DO PRADO"
    "autor_nome_curto" => "JALMA PRADO"
    "autor_email" => "amlajprado@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo trata das práticas pedagógicas do professor e de sua formação e do entrelaçamento destas com os saberes advindos de processos formativos e com os saberes experienciais. Como objetivo, buscamos compreender “se” e “de qual/is maneira/s” os conhecimentos formativos são incorporados ao fazer pedagógico, por meio da “fabricação” das práticas docentes do sujeito de nossa pesquisa. De modo a nos aproximarmos do nosso objeto de estudo – as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente –, realizamos um estudo de caso da prática de uma professora do 1º ano do ciclo de alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Belém. Como fundamentação, baseamo-nos, dentre outros, nos estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) e Tardif (2011) que abordam a questão dos saberes docentes, enfatizando a pluralidade dos mesmos; nos construtos teóricos de Certeau (2000) em torno do cotidiano, a partir da abordagem dos conceitos de “estratégia” e de “tática”, bem como nas pesquisas de Chartier (1998, 2002) sobre os saberes práticos docente. Assim, a partir da pesquisa que realizamos, dentre alguns resultados a que chegamos, evidenciamos que o professor tem seu modo singular de “fabricar” suas práticas docentes, apoiando-se em saberes diversos, tanto naqueles advindos de processos formativos quanto nos saberes experienciais, destacando que alguns dos conhecimentos formativos são incorporados à prática quando os mesmos podem ser experienciados e se mostram adequados à prática, no fazer cotidiano da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.