Este artigo trata das práticas pedagógicas do professor e de sua formação e do entrelaçamento destas com os saberes advindos de processos formativos e com os saberes experienciais. Como objetivo, buscamos compreender “se” e “de qual/is maneira/s” os conhecimentos formativos são incorporados ao fazer pedagógico, por meio da “fabricação” das práticas docentes do sujeito de nossa pesquisa. De modo a nos aproximarmos do nosso objeto de estudo – as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente –, realizamos um estudo de caso da prática de uma professora do 1º ano do ciclo de alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Belém. Como fundamentação, baseamo-nos, dentre outros, nos estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) e Tardif (2011) que abordam a questão dos saberes docentes, enfatizando a pluralidade dos mesmos; nos construtos teóricos de Certeau (2000) em torno do cotidiano, a partir da abordagem dos conceitos de “estratégia” e de “tática”, bem como nas pesquisas de Chartier (1998, 2002) sobre os saberes práticos docente. Assim, a partir da pesquisa que realizamos, dentre alguns resultados a que chegamos, evidenciamos que o professor tem seu modo singular de “fabricar” suas práticas docentes, apoiando-se em saberes diversos, tanto naqueles advindos de processos formativos quanto nos saberes experienciais, destacando que alguns dos conhecimentos formativos são incorporados à prática quando os mesmos podem ser experienciados e se mostram adequados à prática, no fazer cotidiano da sala de aula.