Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HATARAKU SAIBOU: O USO DO ANIME COMO FERRAMENTA ENGAJADORA DO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM NÍVEL MÉDIO NO BRASIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino da biologia celular no Brasil enfrenta obstáculos quanto ao engajamento e motivação dos alunos na compreensão dos mecanismos nos meios inter e intracelulares. Atualmente, pesquisas proveniêntes do cenário educacional de maneira geral, aspiram por técnicas lúdicas e atrativas que aprimorem a cognição do alunato, conectando-os ao conteúdo durante o processo de ensino-aprendizagem. Entre essas abordagens, o anime "Hataraku Saibou", onde as células são representadas por personagens de características antropomórficas, destaca-se como uma potente e efetiva ferramenta educacional no ensino da temática ao nível médio. OBJETIVOS: Investigar o uso do da produção japonesa como instrumento educacional na instrução da biologia celular no Brasil; analisar as potencialidades e impactos do anime enquanto recurso pedagógico, bem como os desafios de sua aplicabilidade, observando a transposição didática realizada e propondo recomendações aos educadores e instituições que desejam incorporar a obra como aparato paradidático. MATERIAIS E MÉTODOS: Para tal, foram consultados documentos com delimitação dos últimos cinco anos, selecionados através de termos e variações como “animes para ensino”, “biologia celular” e “metodologias ativas”, considerando assim sete artigos para elaboração basilar deste trabalho. RESULTADOS: Ademais, identificou-se que o uso da produção audiovisual foi bem recebida entre os alunos, havendo aumento na participação frente ao conteúdo abordado. Todavia, houveram ainda oscilações de foco, escassez de tempo, ausência de infraestrutura midiática e a urgência na capacitação dos professores, destacando a relevância da integração pedagógica bem planejada. CONCLUSÃO: Examinando a obra "Hataraku Saibou", compreendeu-se que a ludicidade promoveu um maior estímulo entre os estudantes do ensino médio, culminando no aproveitamento das aulas e melhoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o estudo da biologia celular. Igualmente, a mediação crítica visando as oportunidades oferecidas pela animação, converte o ato de assistir passivamente em uma chance de aprender ativamente.

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