Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINHA TERRA, MEU LUGAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de compartilhar a experiência do projeto Minha Terra, Meu Lugar: lugares de memória e cultura popular, desenvolvido como parte do eixo Mediação Artístico-Cultural, do Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, na rede pública de educação alagoana. O referido projeto teve como objetivo fortalecer a relação de pertencimento dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio com os lugares de memória e o território do agreste alagoano através de vivências e práticas artístico-culturais. Para tanto, nos fundamentamos nas contribuições de Barbosa (2015) e Dewey (2023), por compreender a importância da experiência e da arte-educação como potencializadoras dos sentidos e da visualização de quem somos, onde estamos e como somos afetados. Como metodologia, mobilizamos os conceitos de lugar de memória e cultura popular mediante vivências na Festa do Meado de Agosto da comunidade quilombola Poços do Lunga/Taquarana e na cidade de Palmeira dos Índios, que os permitiram conhecer patrimônios materiais e imateriais da região. Mediante a importância da experiência prática com o contexto dos estudantes e suas curiosidades, realizamos uma oficina de pintura, com o intuito de representar os lugares carregados de memórias dos estudantes, e outra de percussão nas praças públicas da cidade. As práticas resultaram numa mostra artística e cultural em que os estudantes compartilharam suas experiências, seus saberes construídos, suas memórias representadas em pinturas a tela e a força da cultura afro-brasileira com uma apresentação percussiva de Maracatu de Baque Virado. Neste sentido, o projetou evidenciou sua relevância na valorização dos estudantes como fazedores culturais e no fortalecimento de suas identidades e sentimento de comunidade, considerando-se terem conhecido manifestações culturais até então desconhecidas

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