Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS EM EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL: UMA “TRADIÇÃO DE INOVAÇÃO”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo busca promover uma discussão sobre as tecnologias digitais no contexto educativo, no sentido de repensar o papel da inovação educacional diante dos diversos cenários, de modo a se construir uma postura crítica em relação ao uso ou não de tecnológicas por meio de práticas inovadoras em ambientes formais e não formais. Busca um olhar em dois projetos educativos - um desenvolvido em ambiente virtual – “Projeto Borboletando: em casa também se aprende...” – educação informal, e o outro em ambiente escolar - Projeto #102Inova – desenvolvido no CEF 102 Norte. Objetiva analisar a inovação desenvolvida nos projetos na concepção de Nóvoa (2022,2023) e Pintassilgo (2018), na ideia de uma “tradição de inovação”. Trata de uma pesquisa qualitativa (Minayo, 2002), realizada por meio de uma análise de conteúdo com o desenvolvimento de categorias com foco no formato de inovação de cada projeto. Foi aplicada entrevista oral para a coordenadora do Projeto Borboletando e para a gestora da escola investigada, três professoras e um professor. Constatou-se que os projetos desenvolvidos no CEF 102 Norte, apresentam características comuns à inovação educacional como: a participação ativa dos estudantes e professores envolvidos, a interdisciplinaridade, a cooperação/colaboração, uma forte relação entre tradição e inovação o que possibilita perceber uma “tradição inovada”, no desenvolvimento das ações educativas dos projetos, e uma formação que busca a construção de valores para a humanização. Destaca no Projeto Borboletando o uso da tecnologia integrada às práticas educativas tradicionais de contação de histórias, teatros, contos/fábulas, folclore da região local. O CEF, também, busca o uso de tecnologia, por meio do ensino hibrido, mas prioriza a inovação nos diversos cenários da escola, com práticas diferenciadas em uma proposta de inovação por meio da ressignificação das práticas existentes – teatros, uso de maquetes, receitas, entre outras que confirmam a “tradição da inovação” presente nas práticas educativas.

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