ENSINO DE FRAÇÕES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) DIGITAIS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134964 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8307 "inscrito_id" => 16949 "titulo" => "ENSINO DE FRAÇÕES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) DIGITAIS." "resumo" => "O presente trabalho é um recorte do trabalho de conclusão apresentado ao curso de pós-graduação que se propôs a analisar as habilidades Matemáticas a respeito do conceito e representação dos números racionais à luz do proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 5º ano do Ensino Fundamental. O estudo considerou como pontos de inquietação a dificuldade e aversão dos estudantes com o conteúdo de frações, propondo assim a elaboração de uma sequência didática, que tomou como ferramenta auxiliar no ensino, os Objetos de Aprendizagem (OAs), a fim de atender às habilidades para o ensino de frações dispostas pela BNCC a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos um estudo, com uma turma de 6 alunos do 5º ano de uma escola privada, do município de Parnamirim/RN. A pesquisa foi organizada em três momentos: i) aplicação do teste de nivelamento (pré-teste); ii) aplicação da sequência didática e iii) pós-teste. De posse dos resultados obtidos com o teste de nivelamento, podemos constatar que, apesar de todos os alunos já terem tido contato de maneira introdutória com o estudo das frações, apresentaram dificuldades em atender às habilidades de representar e compreender de maneira significativa o conceito de fração, não conseguindo atender às habilidades descritas pela BNCC de: representar a fração de uma parte, que envolve, implicitamente, o conceito e a representação de uma fração. Diante do exposto, buscamos meio às plataformas digitais possibilidades de uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16949_TB8307_21062025133013.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLÉSIA" "autor_email" => "clesia_j@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134964 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8307 "inscrito_id" => 16949 "titulo" => "ENSINO DE FRAÇÕES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) DIGITAIS." "resumo" => "O presente trabalho é um recorte do trabalho de conclusão apresentado ao curso de pós-graduação que se propôs a analisar as habilidades Matemáticas a respeito do conceito e representação dos números racionais à luz do proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 5º ano do Ensino Fundamental. O estudo considerou como pontos de inquietação a dificuldade e aversão dos estudantes com o conteúdo de frações, propondo assim a elaboração de uma sequência didática, que tomou como ferramenta auxiliar no ensino, os Objetos de Aprendizagem (OAs), a fim de atender às habilidades para o ensino de frações dispostas pela BNCC a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos um estudo, com uma turma de 6 alunos do 5º ano de uma escola privada, do município de Parnamirim/RN. A pesquisa foi organizada em três momentos: i) aplicação do teste de nivelamento (pré-teste); ii) aplicação da sequência didática e iii) pós-teste. De posse dos resultados obtidos com o teste de nivelamento, podemos constatar que, apesar de todos os alunos já terem tido contato de maneira introdutória com o estudo das frações, apresentaram dificuldades em atender às habilidades de representar e compreender de maneira significativa o conceito de fração, não conseguindo atender às habilidades descritas pela BNCC de: representar a fração de uma parte, que envolve, implicitamente, o conceito e a representação de uma fração. Diante do exposto, buscamos meio às plataformas digitais possibilidades de uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16949_TB8307_21062025133013.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLÉSIA" "autor_email" => "clesia_j@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }