EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES, PRÁTICAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE RORAIMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134650 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7842 "inscrito_id" => 5388 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES, PRÁTICAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE RORAIMA" "resumo" => "O curso de Licenciatura em Educação do Campo surge como uma proposta pedagógica comprometida com a valorização das identidades, saberes e modos de vida das populações camponesas. Essa licenciatura tem como objetivo formar professores para atuarem nas escolas do campo, respeitando as especificidades culturais, sociais e econômicas dessas comunidades, além de promover uma educação contextualizada e crítica. A formação é pautada na interdisciplinaridade, na alternância pedagógica entre tempo universidade e tempo comunidade, e na construção coletiva do conhecimento, com base no diálogo entre saberes acadêmicos e saberes populares. Durante o curso, os estudantes são incentivados a desenvolver práticas pedagógicas que considerem a realidade do campo, contribuindo para o fortalecimento da identidade camponesa, da agricultura familiar e da luta por direitos sociais. Além disso, são discutidos temas como agroecologia, educação ambiental, políticas públicas, direitos humanos e diversidade cultural, visando à formação de educadores comprometidos com a transformação social e com a justiça no meio rural. A Licenciatura em Educação do Campo, portanto, não é apenas uma formação docente, mas também um instrumento de resistência e valorização das populações do campo, que historicamente foram marginalizadas pelos modelos educacionais tradicionais. Este artigo discute a trajetória de criação do curso no estado de Roraima, destacando suas contribuições para a formação de professores conscientes de seu papel político pedagógico, capazes de atuar de forma crítica, reflexiva e comprometida com os princípios da educação do campo. Ressalta-se a importância da formação docente como processo contínuo e articulado com as lutas sociais e os movimentos do campo, contribuindo para uma educação emancipadora e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5388_TB7842_29042025230325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRYEL LEITE DAS NEVES RAMOS" "autor_nome_curto" => "GABRYEL RAMOS" "autor_email" => "gabryel.ramos@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134650 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7842 "inscrito_id" => 5388 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES, PRÁTICAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE RORAIMA" "resumo" => "O curso de Licenciatura em Educação do Campo surge como uma proposta pedagógica comprometida com a valorização das identidades, saberes e modos de vida das populações camponesas. Essa licenciatura tem como objetivo formar professores para atuarem nas escolas do campo, respeitando as especificidades culturais, sociais e econômicas dessas comunidades, além de promover uma educação contextualizada e crítica. A formação é pautada na interdisciplinaridade, na alternância pedagógica entre tempo universidade e tempo comunidade, e na construção coletiva do conhecimento, com base no diálogo entre saberes acadêmicos e saberes populares. Durante o curso, os estudantes são incentivados a desenvolver práticas pedagógicas que considerem a realidade do campo, contribuindo para o fortalecimento da identidade camponesa, da agricultura familiar e da luta por direitos sociais. Além disso, são discutidos temas como agroecologia, educação ambiental, políticas públicas, direitos humanos e diversidade cultural, visando à formação de educadores comprometidos com a transformação social e com a justiça no meio rural. A Licenciatura em Educação do Campo, portanto, não é apenas uma formação docente, mas também um instrumento de resistência e valorização das populações do campo, que historicamente foram marginalizadas pelos modelos educacionais tradicionais. Este artigo discute a trajetória de criação do curso no estado de Roraima, destacando suas contribuições para a formação de professores conscientes de seu papel político pedagógico, capazes de atuar de forma crítica, reflexiva e comprometida com os princípios da educação do campo. Ressalta-se a importância da formação docente como processo contínuo e articulado com as lutas sociais e os movimentos do campo, contribuindo para uma educação emancipadora e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5388_TB7842_29042025230325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRYEL LEITE DAS NEVES RAMOS" "autor_nome_curto" => "GABRYEL RAMOS" "autor_email" => "gabryel.ramos@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }