SABORES EXPONENCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8984 "inscrito_id" => 3172 "titulo" => "SABORES EXPONENCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO" "resumo" => "A experiência “Sabores Exponenciais” foi realizada na disciplina de Matemática Aplicada, no curso de Bacharelado em Administração do IFFar – Campus Frederico Westphalen, com a turma do 1º semestre de 2025. A proposta teve como objetivo investigar o comportamento das funções exponenciais por meio de fenômenos reais da área da Administração, como crescimento de capital, evolução de usuários e depreciação de ativos. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, vivenciaram um projeto investigativo guiado. A atividade envolveu pesquisa de dados, contextualização, construção de gráficos, modelagem matemática e realização de previsões, culminando na apresentação dos resultados em um seminário coletivo. Durante esse momento, cada grupo também compartilhou com os colegas algum alimento ou bebida, simbolizando que o conhecimento, assim como os sabores, se amplia e se torna mais significativo quando é dividido. A atividade permitiu romper com o formato tradicional de aulas expositivas e listas de exercícios. Os alunos assumiram um papel ativo, investigativo e colaborativo, construindo o conhecimento a partir de situações contextualizadas. Inspirada em Freire (2022), a proposta buscou criar condições para que os estudantes fossem autores de seus processos de aprendizagem, e não meros receptores de conteúdos. Também esteve alinhada à concepção de D’Ambrosio (1996), ao tratar a Matemática como instrumento para compreender e intervir no mundo. Foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto humano, e reafirma o potencial de práticas inovadoras para tornar a aprendizagem mais viva, significativa e afetiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3172_TB8984_10072025212734.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILSON RAFAEL SCHIMILA" "autor_nome_curto" => "WILSON" "autor_email" => "wilson.schimila@iffarroupilha.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8984 "inscrito_id" => 3172 "titulo" => "SABORES EXPONENCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO" "resumo" => "A experiência “Sabores Exponenciais” foi realizada na disciplina de Matemática Aplicada, no curso de Bacharelado em Administração do IFFar – Campus Frederico Westphalen, com a turma do 1º semestre de 2025. A proposta teve como objetivo investigar o comportamento das funções exponenciais por meio de fenômenos reais da área da Administração, como crescimento de capital, evolução de usuários e depreciação de ativos. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, vivenciaram um projeto investigativo guiado. A atividade envolveu pesquisa de dados, contextualização, construção de gráficos, modelagem matemática e realização de previsões, culminando na apresentação dos resultados em um seminário coletivo. Durante esse momento, cada grupo também compartilhou com os colegas algum alimento ou bebida, simbolizando que o conhecimento, assim como os sabores, se amplia e se torna mais significativo quando é dividido. A atividade permitiu romper com o formato tradicional de aulas expositivas e listas de exercícios. Os alunos assumiram um papel ativo, investigativo e colaborativo, construindo o conhecimento a partir de situações contextualizadas. Inspirada em Freire (2022), a proposta buscou criar condições para que os estudantes fossem autores de seus processos de aprendizagem, e não meros receptores de conteúdos. Também esteve alinhada à concepção de D’Ambrosio (1996), ao tratar a Matemática como instrumento para compreender e intervir no mundo. Foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto humano, e reafirma o potencial de práticas inovadoras para tornar a aprendizagem mais viva, significativa e afetiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3172_TB8984_10072025212734.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILSON RAFAEL SCHIMILA" "autor_nome_curto" => "WILSON" "autor_email" => "wilson.schimila@iffarroupilha.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }