Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABORES EXPONENCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135418
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8984
    "inscrito_id" => 3172
    "titulo" => "SABORES EXPONENCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO"
    "resumo" => "A experiência “Sabores Exponenciais” foi realizada na disciplina de Matemática Aplicada, no curso de Bacharelado em Administração do IFFar – Campus Frederico Westphalen, com a turma do 1º semestre de 2025. A proposta teve como objetivo investigar o comportamento das funções exponenciais por meio de fenômenos reais da área da Administração, como crescimento de capital, evolução de usuários e depreciação de ativos. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, vivenciaram um projeto investigativo guiado. A atividade envolveu pesquisa de dados, contextualização, construção de gráficos, modelagem matemática e realização de previsões, culminando na apresentação dos resultados em um seminário coletivo. Durante esse momento, cada grupo também compartilhou com os colegas algum alimento ou bebida, simbolizando que o conhecimento, assim como os sabores, se amplia e se torna mais significativo quando é dividido. A atividade permitiu romper com o formato tradicional de aulas expositivas e listas de exercícios. Os alunos assumiram um papel ativo, investigativo e colaborativo, construindo o conhecimento a partir de situações contextualizadas. Inspirada em Freire (2022), a proposta buscou criar condições para que os estudantes fossem autores de seus processos de aprendizagem, e não meros receptores de conteúdos. Também esteve alinhada à concepção de D’Ambrosio (1996), ao tratar a Matemática como instrumento para compreender e intervir no mundo. Foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto humano, e reafirma o potencial de práticas inovadoras para tornar a aprendizagem mais viva, significativa e afetiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3172_TB8984_10072025212734.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILSON RAFAEL SCHIMILA"
    "autor_nome_curto" => "WILSON"
    "autor_email" => "wilson.schimila@iffarroupilha.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135418
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8984
    "inscrito_id" => 3172
    "titulo" => "SABORES EXPONENCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO"
    "resumo" => "A experiência “Sabores Exponenciais” foi realizada na disciplina de Matemática Aplicada, no curso de Bacharelado em Administração do IFFar – Campus Frederico Westphalen, com a turma do 1º semestre de 2025. A proposta teve como objetivo investigar o comportamento das funções exponenciais por meio de fenômenos reais da área da Administração, como crescimento de capital, evolução de usuários e depreciação de ativos. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, vivenciaram um projeto investigativo guiado. A atividade envolveu pesquisa de dados, contextualização, construção de gráficos, modelagem matemática e realização de previsões, culminando na apresentação dos resultados em um seminário coletivo. Durante esse momento, cada grupo também compartilhou com os colegas algum alimento ou bebida, simbolizando que o conhecimento, assim como os sabores, se amplia e se torna mais significativo quando é dividido. A atividade permitiu romper com o formato tradicional de aulas expositivas e listas de exercícios. Os alunos assumiram um papel ativo, investigativo e colaborativo, construindo o conhecimento a partir de situações contextualizadas. Inspirada em Freire (2022), a proposta buscou criar condições para que os estudantes fossem autores de seus processos de aprendizagem, e não meros receptores de conteúdos. Também esteve alinhada à concepção de D’Ambrosio (1996), ao tratar a Matemática como instrumento para compreender e intervir no mundo. Foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto humano, e reafirma o potencial de práticas inovadoras para tornar a aprendizagem mais viva, significativa e afetiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3172_TB8984_10072025212734.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILSON RAFAEL SCHIMILA"
    "autor_nome_curto" => "WILSON"
    "autor_email" => "wilson.schimila@iffarroupilha.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A experiência “Sabores Exponenciais” foi realizada na disciplina de Matemática Aplicada, no curso de Bacharelado em Administração do IFFar – Campus Frederico Westphalen, com a turma do 1º semestre de 2025. A proposta teve como objetivo investigar o comportamento das funções exponenciais por meio de fenômenos reais da área da Administração, como crescimento de capital, evolução de usuários e depreciação de ativos. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, vivenciaram um projeto investigativo guiado. A atividade envolveu pesquisa de dados, contextualização, construção de gráficos, modelagem matemática e realização de previsões, culminando na apresentação dos resultados em um seminário coletivo. Durante esse momento, cada grupo também compartilhou com os colegas algum alimento ou bebida, simbolizando que o conhecimento, assim como os sabores, se amplia e se torna mais significativo quando é dividido. A atividade permitiu romper com o formato tradicional de aulas expositivas e listas de exercícios. Os alunos assumiram um papel ativo, investigativo e colaborativo, construindo o conhecimento a partir de situações contextualizadas. Inspirada em Freire (2022), a proposta buscou criar condições para que os estudantes fossem autores de seus processos de aprendizagem, e não meros receptores de conteúdos. Também esteve alinhada à concepção de D’Ambrosio (1996), ao tratar a Matemática como instrumento para compreender e intervir no mundo. Foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto humano, e reafirma o potencial de práticas inovadoras para tornar a aprendizagem mais viva, significativa e afetiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.