Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ACADÊMICA EM DISCENTES NO NÍVEL SUPERIOR PARTICIPANTES DA POLÍTICA ESPORTIVA DOS JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO CEARÁ.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os Jogos dos Institutos Federais do Ceará (JIFCE) constituem uma política esportiva-educacional promovida pelo Instituto Federal do Ceará, com o objetivo de proporcionar benefícios físicos, sociais, mentais e acadêmicos aos seus participantes. O presente estudo teve como finalidade analisar a eficiência acadêmica dos discentes participantes dessa política. A amostra foi composta por estudantes de ambos os sexos, oriundos dos campi de Canindé, Camocim e Fortaleza do IFCE, divididos em dois grupos: esportistas educacionais (EE) e não esportistas (NE). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário abordando aspectos do perfil acadêmico dos participantes, tais como número de reprovações, trancamentos de disciplinas e coeficiente de rendimento acadêmico (CRA). Os resultados indicaram que os discentes do sexo masculino pertencentes ao grupo de esportistas educacionais apresentaram escores significativamente mais elevados de CRA em comparação aos não esportistas do mesmo sexo (P = 0,04). Além disso, observou-se que o grupo de não esportistas registrou uma maior quantidade de trancamentos em relação aos esportistas educacionais, porém, sem diferença estatisticamente significativa (P = 0,7169). Tais resultados evidenciam a relevância da atividade física como aliada no processo formativo, contribuindo para a permanência e o desempenho acadêmico dos estudantes. Assim, conclui-se que os Jogos do IFCE, ao promoverem a integração entre esporte e educação, favorecem uma trajetória acadêmica mais consistente, reforçando a importância de políticas que associem o desenvolvimento esportivo à eficiência educacional dos discentes.

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