Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS DIDÁTICOS TÁTEIS E VISUAIS COMO FERRAMENTA INCLUSIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A abordagem dos conteúdos da Botânica tem se revelado predominantemente tradicional, sendo uma concepção de ensino ainda voltada ao excesso de teoria por meio da memorização, ocasionando a Impercepção Botânica, que se refere à não percepção das plantas presentes no cotidiano. Assim, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem, a utilização de recursos, como modelos didático-pedagógicos contribuem ativamente para a compreensão de todos os alunos, principalmente aqueles com deficiência visual, possibilitando esse público estudantil vivenciar a teoria relacionada à prática, por meio dos recursos pedagógicos táteis. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho contribuir com a criação de modelos didático-pedagógicos na Educação Inclusiva, e aprimorar a capacitação de geração de recursos didáticos táteis e visuais das estruturas, disposição e funcionamento de flor e fruto. A produção dos modelos foi realizada na disciplina de Prática Curricular para o Ensino de Botânica, no curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão campus Imperatriz. Por meio da aplicação simulada de atividades na sala de aula da graduação, contando com o apoio do Núcleo de Acessibilidade (NACE) desta Instituição de Ensino, avaliou-se a utilidade dos modelos para alunos com deficiência visual, com os alunos ministrando o conteúdo à medida que outro percorria as estruturas botânicas comentadas em sala, ao final o NACE fez as sugestões de adaptação. Os modelos tridimensionais serviram como recursos didáticos táteis e visuais, facilitando a compreensão das estruturas reprodutivas das angiospermas, tornando o aprendizado mais concreto e intuitivo. Outro ponto positivo é evitar o desperdício de alimentos em aulas práticas, pois são materiais permanentes que podem ser utilizados novamente em futuras aulas. A inclusão de um modelo didático de flor, polén e fruto, não só melhora o registro do conhecimento, como também torna o estudo das ciências naturais mais acessível e envolvente para todos os alunos.

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