A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A PESQUISA COLABORATIVA COMO FERRAMENTA PARA PENSAR A DOCÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131657 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3608 "inscrito_id" => 10508 "titulo" => "A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A PESQUISA COLABORATIVA COMO FERRAMENTA PARA PENSAR A DOCÊNCIA" "resumo" => "A educação especial, na perspectiva da educação inclusiva conquistou espaço no contexto social e político, dentre as conquistas mais importantes pode-se citar a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). No contexto escolar atual, infelizmente, é comum que professores do AEE relatem o isolamento e a batalha diária que travam, diante das dificuldades vivenciadas nas escolas, principalmente com gestores e alguns professores da sala de aula regular que possuem escasso conhecimento sobre as atribuições do trabalho docente dos professores do AEE. Esta pesquisa analisa a formação e a prática dos professores do AEE que atuam nesta modalidade de ensino no estado de Alagoas, a fim de promover conhecimento e maior visibilidade destes professores no cenário educacional. O estudo em questão apoia-se na pesquisa qualitativa, pesquisa colaborativa, revisão bibliográfica e como técnica de pesquisa fora realizado grupo focal com cinco professores que atuam no AEE em escolas da rede pública estadual de Alagoas. No referencial teórico utilizou-se as obras de: Brasil (2008), Dounis; Calheiros; Fumes (2023), Miranda (2015), Ibiapina; Ferreira (2005), dentre outros. Os resultados desta pesquisa revelam que diversas barreiras dificultam a consecução do objetivo da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e, consequentemente, a promoção da educação inclusiva, que para ser efetivada de forma real, necessita ser desenvolvida com apoio colaborativo de toda equipe escolar e não atribuída apenas aos professores do AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10508_TB3608_11032025233029.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLY KARLLA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELLY" "autor_email" => "mirelly_karlla_ec@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131657 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3608 "inscrito_id" => 10508 "titulo" => "A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A PESQUISA COLABORATIVA COMO FERRAMENTA PARA PENSAR A DOCÊNCIA" "resumo" => "A educação especial, na perspectiva da educação inclusiva conquistou espaço no contexto social e político, dentre as conquistas mais importantes pode-se citar a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). No contexto escolar atual, infelizmente, é comum que professores do AEE relatem o isolamento e a batalha diária que travam, diante das dificuldades vivenciadas nas escolas, principalmente com gestores e alguns professores da sala de aula regular que possuem escasso conhecimento sobre as atribuições do trabalho docente dos professores do AEE. Esta pesquisa analisa a formação e a prática dos professores do AEE que atuam nesta modalidade de ensino no estado de Alagoas, a fim de promover conhecimento e maior visibilidade destes professores no cenário educacional. O estudo em questão apoia-se na pesquisa qualitativa, pesquisa colaborativa, revisão bibliográfica e como técnica de pesquisa fora realizado grupo focal com cinco professores que atuam no AEE em escolas da rede pública estadual de Alagoas. No referencial teórico utilizou-se as obras de: Brasil (2008), Dounis; Calheiros; Fumes (2023), Miranda (2015), Ibiapina; Ferreira (2005), dentre outros. Os resultados desta pesquisa revelam que diversas barreiras dificultam a consecução do objetivo da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e, consequentemente, a promoção da educação inclusiva, que para ser efetivada de forma real, necessita ser desenvolvida com apoio colaborativo de toda equipe escolar e não atribuída apenas aos professores do AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10508_TB3608_11032025233029.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLY KARLLA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELLY" "autor_email" => "mirelly_karlla_ec@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }