Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Desde os primeiros anos de vida, a criança manifesta a necessidade de se comunicar com o outro, utilizando inicialmente gestos e sons, e, com o tempo, desenvolve formas mais complexas de interação, como a linguagem e a brincadeira. Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com base em uma abordagem teórico-metodológica pautada nos estudos de Vygotsky (1991), Kishimoto (2007) e Oliveira (2010), que evidenciam o papel do brincar no desenvolvimento integral da criança. A pesquisa, de cunho qualitativo e caráter bibliográfico, destaca que as atividades lúdicas, além de promoverem prazer e engajamento, favorecem o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e de habilidades cognitivas essenciais, como memória, atenção e imitação. O brincar também permite à criança experimentar papéis sociais, internalizar regras e ampliar sua socialização com o meio, aspectos fundamentais para sua formação como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que o lúdico não deve ser visto como mero passatempo, mas como uma estratégia pedagógica potente que contribui de forma significativa para o desenvolvimento afetivo, social, motor e intelectual das crianças. Conclui-se, portanto, que a valorização do brincar na prática pedagógica da Educação Infantil é indispensável para garantir uma formação mais significativa, prazerosa e contextualizada às necessidades das crianças.

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