Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA TEORIA À PRÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132196
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4397
    "inscrito_id" => 12542
    "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo investigar a importância e os propósitos das visitas técnicas para o aprimoramento de projetos interdisciplinares vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos superiores de Tecnologia, buscando aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem e fortalecer a conexão dessas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioeomocionais dos estudantes. Para atingir os propósitos da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre aprendizagem ativa na educação profissional e tecnológica e sobre os propósitos das visitas técnicas nesse contexto, tendo como base as reflexões de Morin (2004); Zabala (1998); Gadotti (2011) e Diesel e Baldez (2017) . Também foi feito um levantamento de das estratégias de planejamento, execução e avaliação das visitas técnicas e a análise de como esta ferramenta de aprendizagem pode ser aprimorada nos nos cursos superiores de tecnologia em Eventos e Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Itu. A análise dos espaços da educação não formal estruturados ou com potencial de receber e atender estudantes para visitas técnicas também foi realizada para compreender a relevância destes para a realização de práticas educativas, o repertório de conhecimentos e experiências que podem ser adquiridos durante a visita, assim como os tipos de atividades que podem ser realizadas in loco. Também verificou-se a estrutura de atendimento destinada aos grupos de estudantes, incluindo os recursos disponíveis, o tipo de mediação pedagógica oferecida e possíveis desafios logísticos e operacionais para a sua realização. Espera-se que essa pesquisa contribua para fomentar o desenvolvimento das visitas técnicas como estratégias de aprendizagem mais dinâmicas, práticas e contextualizadas, visando promover o engajamento e a motivação dos estudantes e professores em torno do processo educativo. Além disso, busca-se fortalecer uma educação de qualidade que estimule o senso crítico dos alunos e esteja alinhada às exigências do mundo profissional contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12542_TB4397_03042025172406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE CIFELLI"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gcifelli@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132196
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4397
    "inscrito_id" => 12542
    "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo investigar a importância e os propósitos das visitas técnicas para o aprimoramento de projetos interdisciplinares vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos superiores de Tecnologia, buscando aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem e fortalecer a conexão dessas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioeomocionais dos estudantes. Para atingir os propósitos da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre aprendizagem ativa na educação profissional e tecnológica e sobre os propósitos das visitas técnicas nesse contexto, tendo como base as reflexões de Morin (2004); Zabala (1998); Gadotti (2011) e Diesel e Baldez (2017) . Também foi feito um levantamento de das estratégias de planejamento, execução e avaliação das visitas técnicas e a análise de como esta ferramenta de aprendizagem pode ser aprimorada nos nos cursos superiores de tecnologia em Eventos e Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Itu. A análise dos espaços da educação não formal estruturados ou com potencial de receber e atender estudantes para visitas técnicas também foi realizada para compreender a relevância destes para a realização de práticas educativas, o repertório de conhecimentos e experiências que podem ser adquiridos durante a visita, assim como os tipos de atividades que podem ser realizadas in loco. Também verificou-se a estrutura de atendimento destinada aos grupos de estudantes, incluindo os recursos disponíveis, o tipo de mediação pedagógica oferecida e possíveis desafios logísticos e operacionais para a sua realização. Espera-se que essa pesquisa contribua para fomentar o desenvolvimento das visitas técnicas como estratégias de aprendizagem mais dinâmicas, práticas e contextualizadas, visando promover o engajamento e a motivação dos estudantes e professores em torno do processo educativo. Além disso, busca-se fortalecer uma educação de qualidade que estimule o senso crítico dos alunos e esteja alinhada às exigências do mundo profissional contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12542_TB4397_03042025172406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE CIFELLI"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gcifelli@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo investigar a importância e os propósitos das visitas técnicas para o aprimoramento de projetos interdisciplinares vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos superiores de Tecnologia, buscando aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem e fortalecer a conexão dessas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioeomocionais dos estudantes. Para atingir os propósitos da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre aprendizagem ativa na educação profissional e tecnológica e sobre os propósitos das visitas técnicas nesse contexto, tendo como base as reflexões de Morin (2004); Zabala (1998); Gadotti (2011) e Diesel e Baldez (2017) . Também foi feito um levantamento de das estratégias de planejamento, execução e avaliação das visitas técnicas e a análise de como esta ferramenta de aprendizagem pode ser aprimorada nos nos cursos superiores de tecnologia em Eventos e Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Itu. A análise dos espaços da educação não formal estruturados ou com potencial de receber e atender estudantes para visitas técnicas também foi realizada para compreender a relevância destes para a realização de práticas educativas, o repertório de conhecimentos e experiências que podem ser adquiridos durante a visita, assim como os tipos de atividades que podem ser realizadas in loco. Também verificou-se a estrutura de atendimento destinada aos grupos de estudantes, incluindo os recursos disponíveis, o tipo de mediação pedagógica oferecida e possíveis desafios logísticos e operacionais para a sua realização. Espera-se que essa pesquisa contribua para fomentar o desenvolvimento das visitas técnicas como estratégias de aprendizagem mais dinâmicas, práticas e contextualizadas, visando promover o engajamento e a motivação dos estudantes e professores em torno do processo educativo. Além disso, busca-se fortalecer uma educação de qualidade que estimule o senso crítico dos alunos e esteja alinhada às exigências do mundo profissional contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.