DA TEORIA À PRÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132196 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4397 "inscrito_id" => 12542 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo investigar a importância e os propósitos das visitas técnicas para o aprimoramento de projetos interdisciplinares vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos superiores de Tecnologia, buscando aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem e fortalecer a conexão dessas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioeomocionais dos estudantes. Para atingir os propósitos da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre aprendizagem ativa na educação profissional e tecnológica e sobre os propósitos das visitas técnicas nesse contexto, tendo como base as reflexões de Morin (2004); Zabala (1998); Gadotti (2011) e Diesel e Baldez (2017) . Também foi feito um levantamento de das estratégias de planejamento, execução e avaliação das visitas técnicas e a análise de como esta ferramenta de aprendizagem pode ser aprimorada nos nos cursos superiores de tecnologia em Eventos e Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Itu. A análise dos espaços da educação não formal estruturados ou com potencial de receber e atender estudantes para visitas técnicas também foi realizada para compreender a relevância destes para a realização de práticas educativas, o repertório de conhecimentos e experiências que podem ser adquiridos durante a visita, assim como os tipos de atividades que podem ser realizadas in loco. Também verificou-se a estrutura de atendimento destinada aos grupos de estudantes, incluindo os recursos disponíveis, o tipo de mediação pedagógica oferecida e possíveis desafios logísticos e operacionais para a sua realização. Espera-se que essa pesquisa contribua para fomentar o desenvolvimento das visitas técnicas como estratégias de aprendizagem mais dinâmicas, práticas e contextualizadas, visando promover o engajamento e a motivação dos estudantes e professores em torno do processo educativo. Além disso, busca-se fortalecer uma educação de qualidade que estimule o senso crítico dos alunos e esteja alinhada às exigências do mundo profissional contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12542_TB4397_03042025172406.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE CIFELLI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gcifelli@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132196 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4397 "inscrito_id" => 12542 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo investigar a importância e os propósitos das visitas técnicas para o aprimoramento de projetos interdisciplinares vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos superiores de Tecnologia, buscando aprimorar as estratégias de ensino e aprendizagem e fortalecer a conexão dessas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioeomocionais dos estudantes. Para atingir os propósitos da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre aprendizagem ativa na educação profissional e tecnológica e sobre os propósitos das visitas técnicas nesse contexto, tendo como base as reflexões de Morin (2004); Zabala (1998); Gadotti (2011) e Diesel e Baldez (2017) . Também foi feito um levantamento de das estratégias de planejamento, execução e avaliação das visitas técnicas e a análise de como esta ferramenta de aprendizagem pode ser aprimorada nos nos cursos superiores de tecnologia em Eventos e Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Itu. A análise dos espaços da educação não formal estruturados ou com potencial de receber e atender estudantes para visitas técnicas também foi realizada para compreender a relevância destes para a realização de práticas educativas, o repertório de conhecimentos e experiências que podem ser adquiridos durante a visita, assim como os tipos de atividades que podem ser realizadas in loco. Também verificou-se a estrutura de atendimento destinada aos grupos de estudantes, incluindo os recursos disponíveis, o tipo de mediação pedagógica oferecida e possíveis desafios logísticos e operacionais para a sua realização. Espera-se que essa pesquisa contribua para fomentar o desenvolvimento das visitas técnicas como estratégias de aprendizagem mais dinâmicas, práticas e contextualizadas, visando promover o engajamento e a motivação dos estudantes e professores em torno do processo educativo. Além disso, busca-se fortalecer uma educação de qualidade que estimule o senso crítico dos alunos e esteja alinhada às exigências do mundo profissional contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12542_TB4397_03042025172406.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE CIFELLI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gcifelli@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }