UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO, “FIGURAS GEOMETRICA NA MALHA QUADRICULADA”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2994 "inscrito_id" => 6360 "titulo" => "UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO, “FIGURAS GEOMETRICA NA MALHA QUADRICULADA”" "resumo" => "Este artigo apresenta a metodologia "Geometria na Malha Quadriculada", desenvolvida como uma estratégia didática para auxiliar alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na compreensão dos conceitos de área e perímetro. A atividade foi implementada no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e estruturada como uma gincana interativa, na qual os alunos, organizados em duplas, resolveram desafios geométricos utilizando uma malha quadriculada. A metodologia teve como objetivo tornar o ensino de Geometria plana mais acessível, visual e dinâmico, promovendo a participação ativa dos estudantes e incentivando o raciocínio lógico. Os resultados demonstraram um impacto positivo na assimilação dos conceitos matemáticos e na motivação dos alunos, reforçando a importância de metodologias ativas no ensino da Matemática. Além disso, verificou-se que a interação entre os participantes fortaleceu o aprendizado colaborativo dos alunos, evidenciando o potencial da abordagem para melhorar o ensino de conteúdos geométricos no ambiente escolar. A resolução das figuras geométrica na malha quadriculada, foi essencial para o ensino do conteúdo, pois essa metodologia de ensino proporcional aos alunos uma nova experiência, fez com que eles demostrassem interesse no assunto e na dinâmica, e por sua vez em resolver as questões propostas da gincana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6360_TB2994_11032025211905.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIA FERREIRA FUZIEL" "autor_nome_curto" => "EMILIA FUZIEL" "autor_email" => "emiliafuziel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2994 "inscrito_id" => 6360 "titulo" => "UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO, “FIGURAS GEOMETRICA NA MALHA QUADRICULADA”" "resumo" => "Este artigo apresenta a metodologia "Geometria na Malha Quadriculada", desenvolvida como uma estratégia didática para auxiliar alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na compreensão dos conceitos de área e perímetro. A atividade foi implementada no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e estruturada como uma gincana interativa, na qual os alunos, organizados em duplas, resolveram desafios geométricos utilizando uma malha quadriculada. A metodologia teve como objetivo tornar o ensino de Geometria plana mais acessível, visual e dinâmico, promovendo a participação ativa dos estudantes e incentivando o raciocínio lógico. Os resultados demonstraram um impacto positivo na assimilação dos conceitos matemáticos e na motivação dos alunos, reforçando a importância de metodologias ativas no ensino da Matemática. Além disso, verificou-se que a interação entre os participantes fortaleceu o aprendizado colaborativo dos alunos, evidenciando o potencial da abordagem para melhorar o ensino de conteúdos geométricos no ambiente escolar. A resolução das figuras geométrica na malha quadriculada, foi essencial para o ensino do conteúdo, pois essa metodologia de ensino proporcional aos alunos uma nova experiência, fez com que eles demostrassem interesse no assunto e na dinâmica, e por sua vez em resolver as questões propostas da gincana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6360_TB2994_11032025211905.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIA FERREIRA FUZIEL" "autor_nome_curto" => "EMILIA FUZIEL" "autor_email" => "emiliafuziel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }