Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL: EXPERIMENTAÇÕES DO CINEMA E DO PODCAST NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130589
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2138
    "inscrito_id" => 9179
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: EXPERIMENTAÇÕES DO CINEMA E DO PODCAST NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre as possibilidades de experimentação no processo de letramento digital, a partir da vivência do cinema e do podcast com crianças da educação infantil, matriculadas na pré-escola. Como parte das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Informática Educativa e Multimídia da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a sala imersiva de cinema e o podcast, constituem-se em importantes ferramentas metodológicas no ensino e aprendizagem, de modo transdisciplinar, e contribuem para a inclusão digital na Educação Básica, a partir do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o processo de interação das crianças, elemento central de análise. A sala de cinema com crianças pequenas em ambientes de aprendizagem imersivos, no qual os elementos simulam situações do cotidiano favorecendo vivências significativas, contou não apenas com equipamentos de multimídia, assim como a disposição física de acomodações, mas também com a confecção de pôsteres, ingressos, papel-moeda e bilhetes para retirada de pipoca. Quanto ao podcast, a realização de entrevista temática com um grupo de crianças de cinco anos, em um momento em que estas se aproximam do processo de transição para o Ensino Fundamental, trouxe relatos espontâneos e interativos, ressaltando a importância do protagonismo infantil e da interação social na infância. Sustentadas nas reflexões de Vygotsky e Piaget, com foco no desenvolvimento infantil e nas interações sociais, as experimentações proporcionadas pelo cinema e pelo podcast na educação infantil, revelam inúmeras possibilidades não apenas para o processo de letramento digital desde a infância, mas uma teia de conexões entre os conhecimentos prévios das crianças, as projeções por elas realizadas e o desenvolvimento de elaborações complexas, que acabam se esvaindo no processo de escolarização centrado em conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID9179_TB2138_20032025150259.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEFANIE FRANÇA ALFONSO"
    "autor_nome_curto" => "STEFANIE"
    "autor_email" => "stefanie.franca7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130589
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2138
    "inscrito_id" => 9179
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: EXPERIMENTAÇÕES DO CINEMA E DO PODCAST NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre as possibilidades de experimentação no processo de letramento digital, a partir da vivência do cinema e do podcast com crianças da educação infantil, matriculadas na pré-escola. Como parte das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Informática Educativa e Multimídia da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a sala imersiva de cinema e o podcast, constituem-se em importantes ferramentas metodológicas no ensino e aprendizagem, de modo transdisciplinar, e contribuem para a inclusão digital na Educação Básica, a partir do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o processo de interação das crianças, elemento central de análise. A sala de cinema com crianças pequenas em ambientes de aprendizagem imersivos, no qual os elementos simulam situações do cotidiano favorecendo vivências significativas, contou não apenas com equipamentos de multimídia, assim como a disposição física de acomodações, mas também com a confecção de pôsteres, ingressos, papel-moeda e bilhetes para retirada de pipoca. Quanto ao podcast, a realização de entrevista temática com um grupo de crianças de cinco anos, em um momento em que estas se aproximam do processo de transição para o Ensino Fundamental, trouxe relatos espontâneos e interativos, ressaltando a importância do protagonismo infantil e da interação social na infância. Sustentadas nas reflexões de Vygotsky e Piaget, com foco no desenvolvimento infantil e nas interações sociais, as experimentações proporcionadas pelo cinema e pelo podcast na educação infantil, revelam inúmeras possibilidades não apenas para o processo de letramento digital desde a infância, mas uma teia de conexões entre os conhecimentos prévios das crianças, as projeções por elas realizadas e o desenvolvimento de elaborações complexas, que acabam se esvaindo no processo de escolarização centrado em conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID9179_TB2138_20032025150259.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEFANIE FRANÇA ALFONSO"
    "autor_nome_curto" => "STEFANIE"
    "autor_email" => "stefanie.franca7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre as possibilidades de experimentação no processo de letramento digital, a partir da vivência do cinema e do podcast com crianças da educação infantil, matriculadas na pré-escola. Como parte das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Informática Educativa e Multimídia da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a sala imersiva de cinema e o podcast, constituem-se em importantes ferramentas metodológicas no ensino e aprendizagem, de modo transdisciplinar, e contribuem para a inclusão digital na Educação Básica, a partir do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o processo de interação das crianças, elemento central de análise. A sala de cinema com crianças pequenas em ambientes de aprendizagem imersivos, no qual os elementos simulam situações do cotidiano favorecendo vivências significativas, contou não apenas com equipamentos de multimídia, assim como a disposição física de acomodações, mas também com a confecção de pôsteres, ingressos, papel-moeda e bilhetes para retirada de pipoca. Quanto ao podcast, a realização de entrevista temática com um grupo de crianças de cinco anos, em um momento em que estas se aproximam do processo de transição para o Ensino Fundamental, trouxe relatos espontâneos e interativos, ressaltando a importância do protagonismo infantil e da interação social na infância. Sustentadas nas reflexões de Vygotsky e Piaget, com foco no desenvolvimento infantil e nas interações sociais, as experimentações proporcionadas pelo cinema e pelo podcast na educação infantil, revelam inúmeras possibilidades não apenas para o processo de letramento digital desde a infância, mas uma teia de conexões entre os conhecimentos prévios das crianças, as projeções por elas realizadas e o desenvolvimento de elaborações complexas, que acabam se esvaindo no processo de escolarização centrado em conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.