O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO INTEGRADO: DESAFIOS NO IFNMG – CAMPUS SALINAS
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O referencial teórico que fundamenta o estudo está ancorado nos pensamentos de Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Maria Ciavatta, autores que discutem a integração entre educação, trabalho e formação humana integral. A abordagem parte da compreensão de que o trabalho deve ser considerado uma dimensão formativa essencial, superando a visão meramente utilitarista da educação profissional. Os principais resultados apontam que a instituição ainda enfrenta desafios para consolidar um currículo efetivamente pautado no Ensino Integrado, com base no trabalho como princípio educativo. Um dos obstáculos identificados é a necessidade de maior investimento na formação continuada dos docentes, a fim de promover uma prática pedagógica coerente com os fundamentos da integração entre ensino médio e técnico. Além disso, a pesquisa revela que a elevada carga horária docente compromete o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas mais articuladas com essa concepção de formação. Conclui-se que, embora haja avanços, é necessário fortalecer ações institucionais que garantam as condições objetivas e formativas para que o trabalho seja efetivamente assumido como princípio educativo no currículo integrado." 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