Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR FORA DOS MUROS DA ESCOLA: AULA DE CAMPO E O FORTALECIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA EJA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo objetiva demonstrar como a aula de campo é uma importante metodologia didática para o fortalecimento dos conhecimentos sistematizados da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A aula de campo permite que os alunos conectem o que aprendem em sala de aula com situações reais, facilitando a compreensão e a fixação dos conhecimentos geográficos. o estudo se fundamenta em uma abordagem da pesquisa qualitativa articulada ao levantamento bibliográfico que permitiu aprofundar e compreender melhor AS diferentes perspectivas acerca da importância da aula de campo, suas potencialidades e desafios e a sua relevância para geografia escolar que objetiva a formação crítica e emancipatória dos nossos alunos da EJA. essa proposta de comunicação orla traz o relato da experiência vivenciado pelos alunos da E.E.E.F. PROFESSOR CARDOSO do município de Alagoa Nova na aula de campo realizada no município de Areia- PB, ambos na paraíba. na aula de campo realizada os alunos puderam vivenciar o conteúdo visto em sala de aula e conheceram a importância histórica, geográfica e cultural de Areia-PB, conhecida em todo o país, inclusive tombada como patrimônio histórico e cultural em 2006 pelo IPHAN, em vista da sua relevância histórica. Por fim, pudemos concluir que a aula de campo foi fundamental para que os alunos estabelecessem uma relação mais direta entre os conteúdos teóricos e as experiências praticadas, tornando a aprendizagem mais significativa e duradoura. Percebemos também que eles foram estimulados a desenvolverem habilidades de observação, análise, interpretação, concentração e uma melhor vivência em coletivo. Muitos aprovaram essa prática de ensino, justificando que, com essa metodologia, quebra-se a rotina da sala de aula e, dessa forma, desperta ainda mais a vontade de aprender, já que facilita a superação das dificuldades em assimilar o conhecimento da forma tradicional em aulas expositivas no ambiente escolar.

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