Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENUNCIAÇÃO E GRAMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS CONJUNÇÕES EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da linguística enunciativa de Émile Benveniste para o ensino gramatical. Muito embora Benveniste não tenha voltado seus textos para o ensino da educação básica, os diversos pesquisadores conseguem antever nos fundamentos da perspectiva enunciativa benvenisteana respostas para as necessidades da educação básica. A dificuldade no campo enunciativo de Benveniste para os estudos na área da educação existe, uma vez que o autor não se empenhou em delinear um modelo único de análise de investigação, pois como a própria definição de enunciação como ato único, individual e irrepetível, o corpus determina a perspectiva enunciativa de análise. Faz-se necessário, portanto, precisão teórica e metodológica para delimitar os pontos de um trabalho específico que interessem ao ensino dos aspectos verbais. Logo, esta pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso cujo corpus de análise foi constituído por 5 textos da tipologia textual dissertativo argumentativo. A seleção dos textos foi feita de forma aleatório entre estudantes de 4 turmas do 3° ano do ensino médio em uma escola técnica estadual de Pernambuco da cidade de Jaboatão dos Guararapes. O resultado encontrado após análise dos dados aponta para a possibilidade do ensino das conjunções pautado na teoria da enunciação de Benveniste, nas aulas de Língua Portuguesa, enquanto fenômeno social e cultural no ensino básico.

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