Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM MARICÁ – RJ: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta desde a primeira infância, impactando o desenvolvimento infantil e habilidades ao longo da vida. A incidência do transtorno do espectro autismo (TEA) tem aumentado mundialmente, e o diagnóstico e intervenção precoce facilita o processo de inclusão, socialização e desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo dessa criança. O objetivo do estudo é analisar o perfil do município de Maricá em relação à inclusão do estudante com TEA. Utilizamos abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica/documental, com sites oficiais em bases de dados governamentais. A rede municipal de Maricá-RJ é atualmente composta por 77 escolas, e os últimos dados do INEP (2023), demonstram um aumento significativo nas matrículas da educação especial, de 402 para 1656 entre 2014 e 2023. Desse total, 43.6% correspondem aos alunos com TEA, evidenciando a necessidade de estratégias inclusivas eficazes, planejamento, profissionais especializados, adaptação curricular e práticas pedagógicas adequadas. A análise dos dados do município, revelam as ações estratégicas na educação através da contratação de profissionais pelo Regime Especial de Direito Administrativo de 2024, com convocação de 242 profissionais para função de facilitador de inclusão, 74 para agente de apoio escolar, destacando o compromisso da administração municipal com a educação inclusiva. Informações divulgadas pelo INEP revelam que paralelamente a expansão da rede municipal ocorreu o crescimento do quadro de professores, indicando aumento de investimento público na educação, e ações da administração municipal buscando atender a crescente demanda em suas especificidades. Adicionalmente, o município oferece suporte a estes alunos através da Casa do Autista e Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM). Concluímos que o município de Maricá está atento ao aumento da demanda e viabilizando ações para suprir as necessidades à inclusão do TEA em sua rede.

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