Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES E DIALOGISMO NA ANÁLISE DE UM PPP DO CURSO DE LETRAS: EM CENA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo qualitativo objetiva analisar um Projeto Político Pedagógico (PPP) de um curso de Letras do Estado de Mato Grosso do Sul, habilitação Português-Inglês, quanto às vozes e ao diálogo contruídos com documentos e práticas de sala de aula de um professor de Língua Portuguesa. A pergunta que orienta a análise é: com quais vozes oficiais e teóricas o conjunto de disciplinas dialoga, por meio de sua ementa e bibliografia, ao buscar contriubir para formação do futuro professor de Língua Portuguesa no que se refere à neurodiversidade que encontrará em sala de aula? Para responder a este questionamento, ancora-se na teoria do Círculo de Bakhtin, com o objetivo de entender quais as vozes estão presentes no PPP e com que ideologias dialogam. Compreende-se por vozes um conjunto de discursos que ecoam nos documentos e nos eventos históricos, neste caso, no PPP do curso de Letras, as quais estão lado a lado das vozes dos sujeitos enunciadores, evidenciando que os discursos estão povoados de vozes alheias, ou seja, de palavras de outras pessoas. Para Bakhtin (2011), a noção de voz está associada à noção de tom, uma vez que aponta para o valor axiológico, a valoração, o ideológico. A análise evidecia que o PPP do curso de Letras dialoga com vozes oficiais no que se refere ao atendimento à legislação, à carga horária das disciplinas, porém não dialoga com a formação prática do professor de Língua Portuguesa para a sala de aula tampouco dialoga com o sujeito estudante com deficiência e com suas especificidades. Evidencia-se, assim, que análises como estas apontam para diálogos com docentes formadores do curso de Letras, bem como para a formação dos formadores, objetivando que os documentos a serem seguidos acentuem a presença do sujeito deficiente em sala de aula e de seus direitos, abrindo, desse modo, caminhos melhores a serem trilhados pelos futuros professores.

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