Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA PEDAGOGIA FREINET: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA E PROTAGONISMO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Tecnologias, Educação Midiática e Ensino
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124021
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA PEDAGOGIA FREINET: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA E PROTAGONISMO INFANTIL"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta práticas pedagógicas nos anos iniciais, articulando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) à metodologia Freinet e ao trabalho por projetos, com mediação docente. As práticas Freinet, presentes em todos os módulos, valorizaram cooperação, trabalho em grupo e livre expressão, orientando os alunos a planejar pesquisas, organizar registros em computadores e gerenciar prazos. As investigações partiram das perguntas “o que preciso saber” e “o que quero saber”, promovendo protagonismo, autonomia e autoria infantil. Os alunos utilizaram tablets, computadores, televisão e diversas plataformas digitais para pesquisar, registrar e apresentar projetos sobre diferentes temas. A apropriação das tecnologias permitiu aprendizagens significativas, ampliando expressão criativa, colaboração, planejamento, interpretação de textos e senso crítico. Este relato evidencia que, quando mediadas pelo professor e integradas à pedagogia de projetos, as TDIC fortalecem competências cognitivas, sociais e digitais, oferecendo às crianças caminhos diversos para aprender, expressar ideias e exercer autoria em um ambiente multisseriado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Tecnologias, Educação Midiática e Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID81_TB72_23102025233227.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA ARAUJO DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "araujoliveiralorena@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA (UNIANCHIETA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124021
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA PEDAGOGIA FREINET: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA E PROTAGONISMO INFANTIL"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta práticas pedagógicas nos anos iniciais, articulando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) à metodologia Freinet e ao trabalho por projetos, com mediação docente. As práticas Freinet, presentes em todos os módulos, valorizaram cooperação, trabalho em grupo e livre expressão, orientando os alunos a planejar pesquisas, organizar registros em computadores e gerenciar prazos. As investigações partiram das perguntas “o que preciso saber” e “o que quero saber”, promovendo protagonismo, autonomia e autoria infantil. Os alunos utilizaram tablets, computadores, televisão e diversas plataformas digitais para pesquisar, registrar e apresentar projetos sobre diferentes temas. A apropriação das tecnologias permitiu aprendizagens significativas, ampliando expressão criativa, colaboração, planejamento, interpretação de textos e senso crítico. Este relato evidencia que, quando mediadas pelo professor e integradas à pedagogia de projetos, as TDIC fortalecem competências cognitivas, sociais e digitais, oferecendo às crianças caminhos diversos para aprender, expressar ideias e exercer autoria em um ambiente multisseriado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Tecnologias, Educação Midiática e Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID81_TB72_23102025233227.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA ARAUJO DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "araujoliveiralorena@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA (UNIANCHIETA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta práticas pedagógicas nos anos iniciais, articulando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) à metodologia Freinet e ao trabalho por projetos, com mediação docente. As práticas Freinet, presentes em todos os módulos, valorizaram cooperação, trabalho em grupo e livre expressão, orientando os alunos a planejar pesquisas, organizar registros em computadores e gerenciar prazos. As investigações partiram das perguntas “o que preciso saber” e “o que quero saber”, promovendo protagonismo, autonomia e autoria infantil. Os alunos utilizaram tablets, computadores, televisão e diversas plataformas digitais para pesquisar, registrar e apresentar projetos sobre diferentes temas. A apropriação das tecnologias permitiu aprendizagens significativas, ampliando expressão criativa, colaboração, planejamento, interpretação de textos e senso crítico. Este relato evidencia que, quando mediadas pelo professor e integradas à pedagogia de projetos, as TDIC fortalecem competências cognitivas, sociais e digitais, oferecendo às crianças caminhos diversos para aprender, expressar ideias e exercer autoria em um ambiente multisseriado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.