TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS - SP
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124010 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS - SP" "resumo" => "Este trabalho sintetiza as reflexões do Grupo de Trabalho (GT) sobre Tecnologia e Educação, da Rede Municipal de Educação de Campinas (RMC), explorando as práticas na Educação Básica e na EJA sob a ótica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e das Diretrizes Curriculares Municipais de Campinas. O referencial teórico-metodológico perpassa autores como Buckingham, Martín-Barbero e Lévy, enfatizando a tecnologia como componente cultural e campo de conhecimento, superando a visão meramente instrumental. A análise aborda a aplicação da tecnologia em diferentes etapas, como o uso lúdico na Educação Infantil, o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental e a flexibilização na EJA e Educação Especial (com foco em Tecnologia Assistiva). Os principais resultados convergem na urgência da formação continuada de professores para o uso intencional e crítico das TDIC, no reconhecimento da tecnologia como território de disputas culturais e na necessidade de a escola promover um letramento digital e midiático que vá além do consumo, transformando o estudante em produtor de conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Tecnologias, Educação Midiática e Ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID317_TB59_23102025161911.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERIDIANA SILVESTRIM" "autor_nome_curto" => "VERIDIANA" "autor_email" => "v220581@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (UNISAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124010 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS - SP" "resumo" => "Este trabalho sintetiza as reflexões do Grupo de Trabalho (GT) sobre Tecnologia e Educação, da Rede Municipal de Educação de Campinas (RMC), explorando as práticas na Educação Básica e na EJA sob a ótica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e das Diretrizes Curriculares Municipais de Campinas. O referencial teórico-metodológico perpassa autores como Buckingham, Martín-Barbero e Lévy, enfatizando a tecnologia como componente cultural e campo de conhecimento, superando a visão meramente instrumental. A análise aborda a aplicação da tecnologia em diferentes etapas, como o uso lúdico na Educação Infantil, o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental e a flexibilização na EJA e Educação Especial (com foco em Tecnologia Assistiva). Os principais resultados convergem na urgência da formação continuada de professores para o uso intencional e crítico das TDIC, no reconhecimento da tecnologia como território de disputas culturais e na necessidade de a escola promover um letramento digital e midiático que vá além do consumo, transformando o estudante em produtor de conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Tecnologias, Educação Midiática e Ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID317_TB59_23102025161911.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERIDIANA SILVESTRIM" "autor_nome_curto" => "VERIDIANA" "autor_email" => "v220581@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (UNISAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }