Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS - SP

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho sintetiza as reflexões do Grupo de Trabalho (GT) sobre Tecnologia e Educação, da Rede Municipal de Educação de Campinas (RMC), explorando as práticas na Educação Básica e na EJA sob a ótica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e das Diretrizes Curriculares Municipais de Campinas. O referencial teórico-metodológico perpassa autores como Buckingham, Martín-Barbero e Lévy, enfatizando a tecnologia como componente cultural e campo de conhecimento, superando a visão meramente instrumental. A análise aborda a aplicação da tecnologia em diferentes etapas, como o uso lúdico na Educação Infantil, o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental e a flexibilização na EJA e Educação Especial (com foco em Tecnologia Assistiva). Os principais resultados convergem na urgência da formação continuada de professores para o uso intencional e crítico das TDIC, no reconhecimento da tecnologia como território de disputas culturais e na necessidade de a escola promover um letramento digital e midiático que vá além do consumo, transformando o estudante em produtor de conhecimento.

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