Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

REGISTROS, MEMÓRIAS E REFLEXÕES: UM REENCONTRO POSSÍVEL E NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho reflete sobre o papel dos registros e das memórias na constituição da identidade profissional e na formação continuada de professores coordenadores, analisando a evolução da coordenação pedagógica na rede estadual de São Paulo entre 1996 e 2025. Trata-se de um inventário de pesquisa documental, baseado em resoluções, decretos e leis, bem como em dezenove anos de acervos pessoais de pautas, atas e planejamentos das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Esses documentos são compreendidos como narrativas formativas, capazes de revisitar experiências, revelar escolhas e explicitar intencionalidades pedagógicas. O estudo dialoga com autores que abordam experiência, memória e formação docente, destacando que a escrita e a leitura sensível dos registros constituem práticas que transcendem a técnica, criando espaços de diálogo, resistência e esperança. Assim, registros e memórias assumem papel central na construção da identidade do professor coordenador, fortalecendo a formação continuada como processo ético, estético e político, capaz de transformar práticas e consolidar a profissionalidade docente.

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