Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

A RESPEITO DE ALGUMAS POTENCIALIDADES DE USO CRIATIVO E ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

A pesquisa-ação apresentada, de caráter qualitativo e exploratório, tem como objetivo validar e documentar uma abordagem didática voltada à reconexão de crianças do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental com o fazer artístico por meio de oficinas realizadas em uma escola pública municipal de Hortolândia - SP. O projeto busca responder a uma tendência observada em sala de aula: o afastamento das crianças da expressão gráfica em paralelo à intensificação do domínio da comunicação alfanumérica. Para tanto, foi proposta a realização de sete encontros presenciais, conduzidos pelo próprio pesquisador no contexto das aulas de arte do Ensino Integral da referida escola, nos quais os participantes foram introduzidos ao uso criativo e ético da inteligência artificial generativa (IAGen). Essa iniciativa não promulgou, em medida alguma, a mera reprodução de imagens produzidas por IAGen, mas a sua utilização como referência para releituras autorais apoiadas na prática do desenho gestual, favorecendo a espontaneidade do traço e a construção de narrativas ilustradas. Ao final dessas oficinas, constatou-se que os estudantes desenvolveram material suficiente para a produção e exposição de livretos ilustrados, e que também adquiriram uma perspectiva de utilização da IAGen baseada em uma postura crítica, responsável e cuidadosa.

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