A RESPEITO DE ALGUMAS POTENCIALIDADES DE USO CRIATIVO E ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLA PÚBLICA
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123973 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 419 "titulo" => "A RESPEITO DE ALGUMAS POTENCIALIDADES DE USO CRIATIVO E ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A pesquisa-ação apresentada, de caráter qualitativo e exploratório, tem como objetivo validar e documentar uma abordagem didática voltada à reconexão de crianças do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental com o fazer artístico por meio de oficinas realizadas em uma escola pública municipal de Hortolândia - SP. O projeto busca responder a uma tendência observada em sala de aula: o afastamento das crianças da expressão gráfica em paralelo à intensificação do domínio da comunicação alfanumérica. Para tanto, foi proposta a realização de sete encontros presenciais, conduzidos pelo próprio pesquisador no contexto das aulas de arte do Ensino Integral da referida escola, nos quais os participantes foram introduzidos ao uso criativo e ético da inteligência artificial generativa (IAGen). Essa iniciativa não promulgou, em medida alguma, a mera reprodução de imagens produzidas por IAGen, mas a sua utilização como referência para releituras autorais apoiadas na prática do desenho gestual, favorecendo a espontaneidade do traço e a construção de narrativas ilustradas. Ao final dessas oficinas, constatou-se que os estudantes desenvolveram material suficiente para a produção e exposição de livretos ilustrados, e que também adquiriram uma perspectiva de utilização da IAGen baseada em uma postura crítica, responsável e cuidadosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Tecnologias, Educação Midiática e Ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID419_TB20_14102025185815.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL GHIRALDELLI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "ghiralds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123973 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 419 "titulo" => "A RESPEITO DE ALGUMAS POTENCIALIDADES DE USO CRIATIVO E ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A pesquisa-ação apresentada, de caráter qualitativo e exploratório, tem como objetivo validar e documentar uma abordagem didática voltada à reconexão de crianças do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental com o fazer artístico por meio de oficinas realizadas em uma escola pública municipal de Hortolândia - SP. O projeto busca responder a uma tendência observada em sala de aula: o afastamento das crianças da expressão gráfica em paralelo à intensificação do domínio da comunicação alfanumérica. Para tanto, foi proposta a realização de sete encontros presenciais, conduzidos pelo próprio pesquisador no contexto das aulas de arte do Ensino Integral da referida escola, nos quais os participantes foram introduzidos ao uso criativo e ético da inteligência artificial generativa (IAGen). Essa iniciativa não promulgou, em medida alguma, a mera reprodução de imagens produzidas por IAGen, mas a sua utilização como referência para releituras autorais apoiadas na prática do desenho gestual, favorecendo a espontaneidade do traço e a construção de narrativas ilustradas. Ao final dessas oficinas, constatou-se que os estudantes desenvolveram material suficiente para a produção e exposição de livretos ilustrados, e que também adquiriram uma perspectiva de utilização da IAGen baseada em uma postura crítica, responsável e cuidadosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Tecnologias, Educação Midiática e Ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID419_TB20_14102025185815.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL GHIRALDELLI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "ghiralds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }