Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

GESTÃO ESCOLAR CONECTADA: POTENCIALIDADES DO GOOGLE MEET NA ARTICULAÇÃO ENTRE GESTORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Políticas Públicas, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123966
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 432
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR CONECTADA: POTENCIALIDADES DO GOOGLE MEET NA ARTICULAÇÃO ENTRE GESTORES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Núcleo de Ação Educativa Descentralizado (NAED) Noroeste, da Rede Municipal de Ensino de Campinas, que acompanha 51 unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O estudo tem por objetivo analisar o uso da ferramenta Google Meet como estratégia de fortalecimento da gestão democrática e da participação coletiva nas reuniões de gestores escolares, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A experiência surgiu da necessidade de promover a comunicação e o trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos da gestão educacional, superando barreiras geográficas e logísticas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, caracterizada pela observação sistemática das práticas de interação e pela análise das percepções dos participantes quanto à efetividade das reuniões virtuais. Os resultados apontam que o uso do Google Meet contribuiu para ampliar a escuta, o diálogo e a corresponsabilidade nas decisões administrativas e pedagógicas, consolidando práticas de gestão participativa. Conclui-se que as TDIC, quando utilizadas de forma intencional e ética, podem potencializar a articulação entre as unidades escolares e fortalecer os princípios de transparência, cooperação e democratização das relações institucionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Políticas Públicas, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID432_TB12_10102025162154.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIRALDO JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIRALDO"
    "autor_email" => "niraldoferreira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123966
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 432
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR CONECTADA: POTENCIALIDADES DO GOOGLE MEET NA ARTICULAÇÃO ENTRE GESTORES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Núcleo de Ação Educativa Descentralizado (NAED) Noroeste, da Rede Municipal de Ensino de Campinas, que acompanha 51 unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O estudo tem por objetivo analisar o uso da ferramenta Google Meet como estratégia de fortalecimento da gestão democrática e da participação coletiva nas reuniões de gestores escolares, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A experiência surgiu da necessidade de promover a comunicação e o trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos da gestão educacional, superando barreiras geográficas e logísticas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, caracterizada pela observação sistemática das práticas de interação e pela análise das percepções dos participantes quanto à efetividade das reuniões virtuais. Os resultados apontam que o uso do Google Meet contribuiu para ampliar a escuta, o diálogo e a corresponsabilidade nas decisões administrativas e pedagógicas, consolidando práticas de gestão participativa. Conclui-se que as TDIC, quando utilizadas de forma intencional e ética, podem potencializar a articulação entre as unidades escolares e fortalecer os princípios de transparência, cooperação e democratização das relações institucionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Políticas Públicas, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID432_TB12_10102025162154.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIRALDO JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIRALDO"
    "autor_email" => "niraldoferreira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Núcleo de Ação Educativa Descentralizado (NAED) Noroeste, da Rede Municipal de Ensino de Campinas, que acompanha 51 unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O estudo tem por objetivo analisar o uso da ferramenta Google Meet como estratégia de fortalecimento da gestão democrática e da participação coletiva nas reuniões de gestores escolares, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A experiência surgiu da necessidade de promover a comunicação e o trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos da gestão educacional, superando barreiras geográficas e logísticas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, caracterizada pela observação sistemática das práticas de interação e pela análise das percepções dos participantes quanto à efetividade das reuniões virtuais. Os resultados apontam que o uso do Google Meet contribuiu para ampliar a escuta, o diálogo e a corresponsabilidade nas decisões administrativas e pedagógicas, consolidando práticas de gestão participativa. Conclui-se que as TDIC, quando utilizadas de forma intencional e ética, podem potencializar a articulação entre as unidades escolares e fortalecer os princípios de transparência, cooperação e democratização das relações institucionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.