EDUCADORES E TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124015 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 117 "titulo" => "EDUCADORES E TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA" "resumo" => "O curso “Entre saberes e invenções: tecnologias na Educação Infantil”, desenvolvido com educadores do CEI Mayara Masson Christofoletti, em Campinas-SP, buscou promover a formação crítica e ética no uso de tecnologias digitais e analógicas, reconhecendo o digital como dimensão da cultura infantil e incentivando práticas educativas sensíveis, equitativas e humanizadoras. A formação foi estruturada em 17 encontros síncronos online, totalizando 34 horas, com base na pesquisa-ação e em abordagens colaborativas, combinando estudo, experimentação e reflexão coletiva. As atividades concentraram-se em três eixos: reflexão sobre infâncias, tecnologias e cultura; experimentação e criação em oficinas maker, robótica desplugada e narrativas digitais; e ética e curadoria tecnológica, abordando privacidade, inteligência artificial e documentação pedagógica. A análise qualitativa de registros fotográficos, vídeos e relatos reflexivos indicou que os educadores ampliaram sua compreensão de tecnologia como linguagem cultural, desenvolveram mediações pedagógicas éticas e intencionais, estimularam experimentação criativa e colaborativa e passaram a elaborar coletivamente materiais pedagógicos, resultando na produção de portfólio e cartilha. A experiência evidenciou deslocamentos epistemológicos e éticos, mostrando que a tecnologia pode ampliar possibilidades de expressão, vínculo e criação na Educação Infantil, quando mediada por princípios éticos e escuta das infâncias, oferecendo subsídios para práticas docentes e políticas públicas voltadas ao uso crítico, humano e inovador das tecnologias na infância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID117_TB65_23102025195523.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA DE CAMPOS BABENKO" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulababenko@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124015 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 117 "titulo" => "EDUCADORES E TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA" "resumo" => "O curso “Entre saberes e invenções: tecnologias na Educação Infantil”, desenvolvido com educadores do CEI Mayara Masson Christofoletti, em Campinas-SP, buscou promover a formação crítica e ética no uso de tecnologias digitais e analógicas, reconhecendo o digital como dimensão da cultura infantil e incentivando práticas educativas sensíveis, equitativas e humanizadoras. A formação foi estruturada em 17 encontros síncronos online, totalizando 34 horas, com base na pesquisa-ação e em abordagens colaborativas, combinando estudo, experimentação e reflexão coletiva. As atividades concentraram-se em três eixos: reflexão sobre infâncias, tecnologias e cultura; experimentação e criação em oficinas maker, robótica desplugada e narrativas digitais; e ética e curadoria tecnológica, abordando privacidade, inteligência artificial e documentação pedagógica. A análise qualitativa de registros fotográficos, vídeos e relatos reflexivos indicou que os educadores ampliaram sua compreensão de tecnologia como linguagem cultural, desenvolveram mediações pedagógicas éticas e intencionais, estimularam experimentação criativa e colaborativa e passaram a elaborar coletivamente materiais pedagógicos, resultando na produção de portfólio e cartilha. A experiência evidenciou deslocamentos epistemológicos e éticos, mostrando que a tecnologia pode ampliar possibilidades de expressão, vínculo e criação na Educação Infantil, quando mediada por princípios éticos e escuta das infâncias, oferecendo subsídios para práticas docentes e políticas públicas voltadas ao uso crítico, humano e inovador das tecnologias na infância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID117_TB65_23102025195523.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA DE CAMPOS BABENKO" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulababenko@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }