Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

EDUCADORES E TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores e Didática
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124015
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 117
    "titulo" => "EDUCADORES E TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA"
    "resumo" => "O curso “Entre saberes e invenções: tecnologias na Educação Infantil”, desenvolvido com educadores do CEI Mayara Masson Christofoletti, em Campinas-SP, buscou promover a formação crítica e ética no uso de tecnologias digitais e analógicas, reconhecendo o digital como dimensão da cultura infantil e incentivando práticas educativas sensíveis, equitativas e humanizadoras. A formação foi estruturada em 17 encontros síncronos online, totalizando 34 horas, com base na pesquisa-ação e em abordagens colaborativas, combinando estudo, experimentação e reflexão coletiva. As atividades concentraram-se em três eixos: reflexão sobre infâncias, tecnologias e cultura; experimentação e criação em oficinas maker, robótica desplugada e narrativas digitais; e ética e curadoria tecnológica, abordando privacidade, inteligência artificial e documentação pedagógica. A análise qualitativa de registros fotográficos, vídeos e relatos reflexivos indicou que os educadores ampliaram sua compreensão de tecnologia como linguagem cultural, desenvolveram mediações pedagógicas éticas e intencionais, estimularam experimentação criativa e colaborativa e passaram a elaborar coletivamente materiais pedagógicos, resultando na produção de portfólio e cartilha. A experiência evidenciou deslocamentos epistemológicos e éticos, mostrando que a tecnologia pode ampliar possibilidades de expressão, vínculo e criação na Educação Infantil, quando mediada por princípios éticos e escuta das infâncias, oferecendo subsídios para práticas docentes e políticas públicas voltadas ao uso crítico, humano e inovador das tecnologias na infância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID117_TB65_23102025195523.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA DE CAMPOS BABENKO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulababenko@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124015
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 117
    "titulo" => "EDUCADORES E TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA"
    "resumo" => "O curso “Entre saberes e invenções: tecnologias na Educação Infantil”, desenvolvido com educadores do CEI Mayara Masson Christofoletti, em Campinas-SP, buscou promover a formação crítica e ética no uso de tecnologias digitais e analógicas, reconhecendo o digital como dimensão da cultura infantil e incentivando práticas educativas sensíveis, equitativas e humanizadoras. A formação foi estruturada em 17 encontros síncronos online, totalizando 34 horas, com base na pesquisa-ação e em abordagens colaborativas, combinando estudo, experimentação e reflexão coletiva. As atividades concentraram-se em três eixos: reflexão sobre infâncias, tecnologias e cultura; experimentação e criação em oficinas maker, robótica desplugada e narrativas digitais; e ética e curadoria tecnológica, abordando privacidade, inteligência artificial e documentação pedagógica. A análise qualitativa de registros fotográficos, vídeos e relatos reflexivos indicou que os educadores ampliaram sua compreensão de tecnologia como linguagem cultural, desenvolveram mediações pedagógicas éticas e intencionais, estimularam experimentação criativa e colaborativa e passaram a elaborar coletivamente materiais pedagógicos, resultando na produção de portfólio e cartilha. A experiência evidenciou deslocamentos epistemológicos e éticos, mostrando que a tecnologia pode ampliar possibilidades de expressão, vínculo e criação na Educação Infantil, quando mediada por princípios éticos e escuta das infâncias, oferecendo subsídios para práticas docentes e políticas públicas voltadas ao uso crítico, humano e inovador das tecnologias na infância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID117_TB65_23102025195523.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA DE CAMPOS BABENKO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulababenko@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

O curso “Entre saberes e invenções: tecnologias na Educação Infantil”, desenvolvido com educadores do CEI Mayara Masson Christofoletti, em Campinas-SP, buscou promover a formação crítica e ética no uso de tecnologias digitais e analógicas, reconhecendo o digital como dimensão da cultura infantil e incentivando práticas educativas sensíveis, equitativas e humanizadoras. A formação foi estruturada em 17 encontros síncronos online, totalizando 34 horas, com base na pesquisa-ação e em abordagens colaborativas, combinando estudo, experimentação e reflexão coletiva. As atividades concentraram-se em três eixos: reflexão sobre infâncias, tecnologias e cultura; experimentação e criação em oficinas maker, robótica desplugada e narrativas digitais; e ética e curadoria tecnológica, abordando privacidade, inteligência artificial e documentação pedagógica. A análise qualitativa de registros fotográficos, vídeos e relatos reflexivos indicou que os educadores ampliaram sua compreensão de tecnologia como linguagem cultural, desenvolveram mediações pedagógicas éticas e intencionais, estimularam experimentação criativa e colaborativa e passaram a elaborar coletivamente materiais pedagógicos, resultando na produção de portfólio e cartilha. A experiência evidenciou deslocamentos epistemológicos e éticos, mostrando que a tecnologia pode ampliar possibilidades de expressão, vínculo e criação na Educação Infantil, quando mediada por princípios éticos e escuta das infâncias, oferecendo subsídios para práticas docentes e políticas públicas voltadas ao uso crítico, humano e inovador das tecnologias na infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.