INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119213 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 4798 "inscrito_id" => 6518 "titulo" => "INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "O conceito de Ansiedade Matemática (AM) surgiu no início da década de 50, sob a terminologia de ansiedade ao número, como forma de explicar sensações e sentimentos negativos experienciados por indivíduos durante o contato ou manipulação de números. A AM pode ser definida como um conjunto de reações adversas, sejam cognitivas, afetivas ou fisiológicas, que podem conduzir a evitação e fuga de situações que envolvam Matemática. É um tema investigado em diferentes áreas, especialmente, nas Ciências Sociais, Psicologia, Educação e Neurociência, sendo naturalmente interdisciplinar. Os principais estudos apresentam esforços de pesquisadores na compreensão do fenômeno Ansiedade Matemática, identificação dos fatores que a ocasionam, e medição, usando instrumentos/escalas, para o diagnóstico. Entende-se que o diagnóstico pode trazer benefícios como a intervenção precoce e/ou a minimização de problemas em indivíduos com graus mais avançados de AM. Este trabalho teve por propósito realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para identificar os instrumentos disponíveis na literatura, nas diversas áreas, com a intenção de compreender suas aplicabilidades, desafios de implementação, lacunas e oportunidades para o uso integrado no contexto educacional. Para isso, foi definido um protocolo de RSL usando as diretrizes validadas internacionalmente do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), e registrado no software StArt para análise dos artigos. Como resultados, os instrumentos coletados nos artigos, triados na RSL, foram analisados e categorizados utilizando parâmetros como: tipo de instrumento/área; tipo de carga mental avaliada (psíquica, cognitiva ou informacional); tipo de medida (comportamental, subjetiva e/ou fisiológica); e, grau de instrução requerido do avaliado. Essa categorização permitiu elaborar uma lista equiparativa de instrumentos para AM, com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e proposição de intervenções." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6518_TB4798_24102024200604.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANDERSON DE ALMEIDA REIS" "autor_nome_curto" => "JOANDERSON" "autor_email" => "almeida.joanderson03@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119213 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 4798 "inscrito_id" => 6518 "titulo" => "INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "O conceito de Ansiedade Matemática (AM) surgiu no início da década de 50, sob a terminologia de ansiedade ao número, como forma de explicar sensações e sentimentos negativos experienciados por indivíduos durante o contato ou manipulação de números. A AM pode ser definida como um conjunto de reações adversas, sejam cognitivas, afetivas ou fisiológicas, que podem conduzir a evitação e fuga de situações que envolvam Matemática. É um tema investigado em diferentes áreas, especialmente, nas Ciências Sociais, Psicologia, Educação e Neurociência, sendo naturalmente interdisciplinar. Os principais estudos apresentam esforços de pesquisadores na compreensão do fenômeno Ansiedade Matemática, identificação dos fatores que a ocasionam, e medição, usando instrumentos/escalas, para o diagnóstico. Entende-se que o diagnóstico pode trazer benefícios como a intervenção precoce e/ou a minimização de problemas em indivíduos com graus mais avançados de AM. Este trabalho teve por propósito realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para identificar os instrumentos disponíveis na literatura, nas diversas áreas, com a intenção de compreender suas aplicabilidades, desafios de implementação, lacunas e oportunidades para o uso integrado no contexto educacional. Para isso, foi definido um protocolo de RSL usando as diretrizes validadas internacionalmente do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), e registrado no software StArt para análise dos artigos. Como resultados, os instrumentos coletados nos artigos, triados na RSL, foram analisados e categorizados utilizando parâmetros como: tipo de instrumento/área; tipo de carga mental avaliada (psíquica, cognitiva ou informacional); tipo de medida (comportamental, subjetiva e/ou fisiológica); e, grau de instrução requerido do avaliado. Essa categorização permitiu elaborar uma lista equiparativa de instrumentos para AM, com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e proposição de intervenções." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6518_TB4798_24102024200604.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANDERSON DE ALMEIDA REIS" "autor_nome_curto" => "JOANDERSON" "autor_email" => "almeida.joanderson03@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }