Artigo CONEDU - Educação matemática (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-019-6

INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação matemática
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119213
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 4798
    "inscrito_id" => 6518
    "titulo" => "INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "O conceito de Ansiedade Matemática (AM) surgiu no início da década de 50, sob a terminologia de ansiedade ao número, como forma de explicar sensações e sentimentos negativos experienciados por indivíduos durante o contato ou manipulação de números. A AM pode ser definida como um conjunto de reações adversas, sejam cognitivas, afetivas ou fisiológicas, que podem conduzir a evitação e fuga de situações que envolvam Matemática. É um tema investigado em diferentes áreas, especialmente, nas Ciências Sociais, Psicologia, Educação e Neurociência, sendo naturalmente interdisciplinar. Os principais estudos apresentam esforços de pesquisadores na compreensão do fenômeno Ansiedade Matemática, identificação dos fatores que a ocasionam, e medição, usando instrumentos/escalas, para o diagnóstico. Entende-se que o diagnóstico pode trazer benefícios como a intervenção precoce e/ou a minimização de problemas em indivíduos com graus mais avançados de AM. Este trabalho teve por propósito realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para identificar os instrumentos disponíveis na literatura, nas diversas áreas, com a intenção de compreender suas aplicabilidades, desafios de implementação, lacunas e oportunidades para o uso integrado no contexto educacional. Para isso, foi definido um protocolo de RSL usando as diretrizes validadas internacionalmente do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), e registrado no software StArt para análise dos artigos. Como resultados, os instrumentos coletados nos artigos, triados na RSL, foram analisados e categorizados utilizando parâmetros como: tipo de instrumento/área; tipo de carga mental avaliada (psíquica, cognitiva ou informacional); tipo de medida (comportamental, subjetiva e/ou fisiológica); e, grau de instrução requerido do avaliado. Essa categorização permitiu elaborar uma lista equiparativa de instrumentos para AM, com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e proposição de intervenções."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6518_TB4798_24102024200604.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANDERSON DE ALMEIDA REIS"
    "autor_nome_curto" => "JOANDERSON"
    "autor_email" => "almeida.joanderson03@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119213
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 4798
    "inscrito_id" => 6518
    "titulo" => "INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "O conceito de Ansiedade Matemática (AM) surgiu no início da década de 50, sob a terminologia de ansiedade ao número, como forma de explicar sensações e sentimentos negativos experienciados por indivíduos durante o contato ou manipulação de números. A AM pode ser definida como um conjunto de reações adversas, sejam cognitivas, afetivas ou fisiológicas, que podem conduzir a evitação e fuga de situações que envolvam Matemática. É um tema investigado em diferentes áreas, especialmente, nas Ciências Sociais, Psicologia, Educação e Neurociência, sendo naturalmente interdisciplinar. Os principais estudos apresentam esforços de pesquisadores na compreensão do fenômeno Ansiedade Matemática, identificação dos fatores que a ocasionam, e medição, usando instrumentos/escalas, para o diagnóstico. Entende-se que o diagnóstico pode trazer benefícios como a intervenção precoce e/ou a minimização de problemas em indivíduos com graus mais avançados de AM. Este trabalho teve por propósito realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para identificar os instrumentos disponíveis na literatura, nas diversas áreas, com a intenção de compreender suas aplicabilidades, desafios de implementação, lacunas e oportunidades para o uso integrado no contexto educacional. Para isso, foi definido um protocolo de RSL usando as diretrizes validadas internacionalmente do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), e registrado no software StArt para análise dos artigos. Como resultados, os instrumentos coletados nos artigos, triados na RSL, foram analisados e categorizados utilizando parâmetros como: tipo de instrumento/área; tipo de carga mental avaliada (psíquica, cognitiva ou informacional); tipo de medida (comportamental, subjetiva e/ou fisiológica); e, grau de instrução requerido do avaliado. Essa categorização permitiu elaborar uma lista equiparativa de instrumentos para AM, com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e proposição de intervenções."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6518_TB4798_24102024200604.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANDERSON DE ALMEIDA REIS"
    "autor_nome_curto" => "JOANDERSON"
    "autor_email" => "almeida.joanderson03@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O conceito de Ansiedade Matemática (AM) surgiu no início da década de 50, sob a terminologia de ansiedade ao número, como forma de explicar sensações e sentimentos negativos experienciados por indivíduos durante o contato ou manipulação de números. A AM pode ser definida como um conjunto de reações adversas, sejam cognitivas, afetivas ou fisiológicas, que podem conduzir a evitação e fuga de situações que envolvam Matemática. É um tema investigado em diferentes áreas, especialmente, nas Ciências Sociais, Psicologia, Educação e Neurociência, sendo naturalmente interdisciplinar. Os principais estudos apresentam esforços de pesquisadores na compreensão do fenômeno Ansiedade Matemática, identificação dos fatores que a ocasionam, e medição, usando instrumentos/escalas, para o diagnóstico. Entende-se que o diagnóstico pode trazer benefícios como a intervenção precoce e/ou a minimização de problemas em indivíduos com graus mais avançados de AM. Este trabalho teve por propósito realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para identificar os instrumentos disponíveis na literatura, nas diversas áreas, com a intenção de compreender suas aplicabilidades, desafios de implementação, lacunas e oportunidades para o uso integrado no contexto educacional. Para isso, foi definido um protocolo de RSL usando as diretrizes validadas internacionalmente do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), e registrado no software StArt para análise dos artigos. Como resultados, os instrumentos coletados nos artigos, triados na RSL, foram analisados e categorizados utilizando parâmetros como: tipo de instrumento/área; tipo de carga mental avaliada (psíquica, cognitiva ou informacional); tipo de medida (comportamental, subjetiva e/ou fisiológica); e, grau de instrução requerido do avaliado. Essa categorização permitiu elaborar uma lista equiparativa de instrumentos para AM, com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e proposição de intervenções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.