MATEMÁTICA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119196 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 6540 "titulo" => "MATEMÁTICA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Num país onde o racismo estrutura e opera diariamente a vida de mais da metade de sua população faz-se necessário que todas as esferas sociais (especialmente a educação), atuem na perspectiva antirracista. Há mais de duas décadas no ensino básico do Brasil entrou em vigor a lei 10.639, conquista do movimento negro, que tem como principal objetivo promover uma educação que valorize a cultura afro-brasileira. Assim, é uma tarefa obrigatória para todos os estabelecimentos de ensino e cursos de graduação (licenciaturas e pedagogia) atuar para que estudantes e corpo docente vivenciem relações de ensino-aprendizagem conhecendo e respeitando o legado cultural, artístico, científico e tecnológico dos povos africanos e afrodiaspóricos. Pesquisas apontam que a implantação dessa lei está muito longe do ideal tanto no sentido da organização curricular das escolas (como ausência de formação e orientações pedagógicas nas redes de ensino e falta de articulação explícita com habilidades e competências da BNCC), quanto no sentido específico de áreas como a Matemática e suas Tecnologias (como ausência de materiais pedagógicos, artigos científicos com relatos de experiência ou cursos de formação continuada). Utilizando a matriz metodológica descolonial e a pedagogia histórico-crítica, serão apresentadas quatro propostas didáticas (relacionadas à Geometria, Trigonometria, Probabilidade e Estatística) para contribuir com uma Educação Matemática antirracista. Assim, almeja-se que as aulas de matemática também sejam aliadas na luta antirracista e decolonial, tanto a partir da exaltação da cultura africana e afrodiaspórica, quanto no respeito e valorização dos conhecimentos culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6540_TB723_18052024232632.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA FEITOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELLA FEITOS" "autor_email" => "marcella.fsantos@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119196 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 6540 "titulo" => "MATEMÁTICA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Num país onde o racismo estrutura e opera diariamente a vida de mais da metade de sua população faz-se necessário que todas as esferas sociais (especialmente a educação), atuem na perspectiva antirracista. Há mais de duas décadas no ensino básico do Brasil entrou em vigor a lei 10.639, conquista do movimento negro, que tem como principal objetivo promover uma educação que valorize a cultura afro-brasileira. Assim, é uma tarefa obrigatória para todos os estabelecimentos de ensino e cursos de graduação (licenciaturas e pedagogia) atuar para que estudantes e corpo docente vivenciem relações de ensino-aprendizagem conhecendo e respeitando o legado cultural, artístico, científico e tecnológico dos povos africanos e afrodiaspóricos. Pesquisas apontam que a implantação dessa lei está muito longe do ideal tanto no sentido da organização curricular das escolas (como ausência de formação e orientações pedagógicas nas redes de ensino e falta de articulação explícita com habilidades e competências da BNCC), quanto no sentido específico de áreas como a Matemática e suas Tecnologias (como ausência de materiais pedagógicos, artigos científicos com relatos de experiência ou cursos de formação continuada). Utilizando a matriz metodológica descolonial e a pedagogia histórico-crítica, serão apresentadas quatro propostas didáticas (relacionadas à Geometria, Trigonometria, Probabilidade e Estatística) para contribuir com uma Educação Matemática antirracista. Assim, almeja-se que as aulas de matemática também sejam aliadas na luta antirracista e decolonial, tanto a partir da exaltação da cultura africana e afrodiaspórica, quanto no respeito e valorização dos conhecimentos culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6540_TB723_18052024232632.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA FEITOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELLA FEITOS" "autor_email" => "marcella.fsantos@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }