USO DE MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE QUÁDRICAS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119194 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 5898 "titulo" => "USO DE MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE QUÁDRICAS" "resumo" => "Entender e visualizar gráficos de funções tridimensionais pode ser uma tarefa difícil para alunos ingressantes no Ensino Superior. O uso de material concreto e softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra 3D, têm se mostrado grandes aliados nessa tarefa. Com esse embasamento desenvolvemos um trabalho, que apresentaremos neste texto, na disciplina de Geometria Analítica (GAN) de uma universidade pública para o estudo de superfícies quádricas com o uso de material concreto. Num primeiro momento foi elaborada uma sequência de atividades para abordar o conteúdo, partindo da forma clássica, apresentando as equações e encontrando as interseções com os planos coordenados, usando o material concreto apenas para facilitar a visualização. Em seguida, foi feita a associação entre as representações analíticas e gráficas. Por fim, propôs-se para os estudantes encontrarem a representação analítica de uma superfície tendo recebido a sua representação física em impressão 3D. Após a implementação dessa sequência em três turmas de GAN, por meio do trabalho colaborativos entre os docentes envolvidos, foram avaliadas as atividades e discutidas possíveis alterações, com o intuito de que fosse melhor explorado o material concreto disponível. Como resultado a sequência didática foi reelaborada com a proposta de ser implementada em sala de aula por meio da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A nova sequência partiu do uso dos artefatos para auxiliar na identificação dos traços, posterior relação com as representações analíticas e culminando com a determinação da equação que descreve o sólido. A nova abordagem metodológica foi mais assertiva para o envolvimento dos estudantes, que conseguiram entender como os traços vão formando a superfície, mas ainda há pontos que podem ser aprimorados, dentre eles, o tempo destinado a realização das atividades e redução do número de problemas propostos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5898_TB280_26102024224736.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE BIHUNA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliane.azevedo@udesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119194 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 5898 "titulo" => "USO DE MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE QUÁDRICAS" "resumo" => "Entender e visualizar gráficos de funções tridimensionais pode ser uma tarefa difícil para alunos ingressantes no Ensino Superior. O uso de material concreto e softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra 3D, têm se mostrado grandes aliados nessa tarefa. Com esse embasamento desenvolvemos um trabalho, que apresentaremos neste texto, na disciplina de Geometria Analítica (GAN) de uma universidade pública para o estudo de superfícies quádricas com o uso de material concreto. Num primeiro momento foi elaborada uma sequência de atividades para abordar o conteúdo, partindo da forma clássica, apresentando as equações e encontrando as interseções com os planos coordenados, usando o material concreto apenas para facilitar a visualização. Em seguida, foi feita a associação entre as representações analíticas e gráficas. Por fim, propôs-se para os estudantes encontrarem a representação analítica de uma superfície tendo recebido a sua representação física em impressão 3D. Após a implementação dessa sequência em três turmas de GAN, por meio do trabalho colaborativos entre os docentes envolvidos, foram avaliadas as atividades e discutidas possíveis alterações, com o intuito de que fosse melhor explorado o material concreto disponível. Como resultado a sequência didática foi reelaborada com a proposta de ser implementada em sala de aula por meio da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A nova sequência partiu do uso dos artefatos para auxiliar na identificação dos traços, posterior relação com as representações analíticas e culminando com a determinação da equação que descreve o sólido. A nova abordagem metodológica foi mais assertiva para o envolvimento dos estudantes, que conseguiram entender como os traços vão formando a superfície, mas ainda há pontos que podem ser aprimorados, dentre eles, o tempo destinado a realização das atividades e redução do número de problemas propostos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5898_TB280_26102024224736.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE BIHUNA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliane.azevedo@udesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }