Artigo CONEDU - Educação matemática (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-019-6

METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE CONCEITOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação matemática
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119206
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 3189
    "inscrito_id" => 9004
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE CONCEITOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os conceitos iniciais de trigonometria, abordando os conteúdos de triângulo retângulo e suas características, utilizando estratégias pedagógicas como uso de jogos, construção de mapa mental, músicas, gamificação e dinâmicas para melhorar o ensino aprendizagem, e discutir como essa alternativa pode influenciar o ensino aprendizagem de matemática. Para a realização desse trabalho foi construída uma proposta didática para o ensino de trigonometria (triângulos) com atividades dinâmicas como a “Dominângulos”, que os estudantes criaram um dominó para jogar onde eles revisão conceitos de trigonometria, a dinâmica “Quem sou eu”, que os estudantes fazem perguntas para descobrir qual tipo de triângulos ele é, o uso do geogebra e quizzes online para apresentar os conteúdos de forma mais dinâmica e interativa, em que o aluno poderá testar e construir seus conhecimentos e que haja a possibilidade de aprender brincando e interagindo com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é estimular o aluno de forma lúdica e dinâmica a aprender o conteúdo de trigonometria com a utilização de dinâmicas, jogos e quizzes, além de possibilitar uma visão crítica do mesmo. Assim como, buscou propor uma interação na turma, e assim, levá-los a reforçar o conhecimento e instigar o trabalho em equipe. A aplicação desse trabalho foi com estudantes da segunda série do ensino médio em uma escola cidadã integral técnica. Portanto, ao decorrer da aplicação das atividades percebemos que algumas turmas se mostraram certas dificuldades, que pediam dicas e transpareciam estar com dúvidas. O uso de dinâmicas, atividades e explicações em sala de aula resultou em comentários positivos dos alunos. Essas abordagens influenciaram positivamente o desempenho dos alunos no conteúdo de trigonometria, bem como seu interesse, participação e envolvimento nas atividades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID9004_TB3189_15102024102817.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SUÊNIA DE PONTES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNIA PONTES"
    "autor_email" => "anapontes198@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119206
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 3189
    "inscrito_id" => 9004
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE CONCEITOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os conceitos iniciais de trigonometria, abordando os conteúdos de triângulo retângulo e suas características, utilizando estratégias pedagógicas como uso de jogos, construção de mapa mental, músicas, gamificação e dinâmicas para melhorar o ensino aprendizagem, e discutir como essa alternativa pode influenciar o ensino aprendizagem de matemática. Para a realização desse trabalho foi construída uma proposta didática para o ensino de trigonometria (triângulos) com atividades dinâmicas como a “Dominângulos”, que os estudantes criaram um dominó para jogar onde eles revisão conceitos de trigonometria, a dinâmica “Quem sou eu”, que os estudantes fazem perguntas para descobrir qual tipo de triângulos ele é, o uso do geogebra e quizzes online para apresentar os conteúdos de forma mais dinâmica e interativa, em que o aluno poderá testar e construir seus conhecimentos e que haja a possibilidade de aprender brincando e interagindo com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é estimular o aluno de forma lúdica e dinâmica a aprender o conteúdo de trigonometria com a utilização de dinâmicas, jogos e quizzes, além de possibilitar uma visão crítica do mesmo. Assim como, buscou propor uma interação na turma, e assim, levá-los a reforçar o conhecimento e instigar o trabalho em equipe. A aplicação desse trabalho foi com estudantes da segunda série do ensino médio em uma escola cidadã integral técnica. Portanto, ao decorrer da aplicação das atividades percebemos que algumas turmas se mostraram certas dificuldades, que pediam dicas e transpareciam estar com dúvidas. O uso de dinâmicas, atividades e explicações em sala de aula resultou em comentários positivos dos alunos. Essas abordagens influenciaram positivamente o desempenho dos alunos no conteúdo de trigonometria, bem como seu interesse, participação e envolvimento nas atividades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID9004_TB3189_15102024102817.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SUÊNIA DE PONTES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNIA PONTES"
    "autor_email" => "anapontes198@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os conceitos iniciais de trigonometria, abordando os conteúdos de triângulo retângulo e suas características, utilizando estratégias pedagógicas como uso de jogos, construção de mapa mental, músicas, gamificação e dinâmicas para melhorar o ensino aprendizagem, e discutir como essa alternativa pode influenciar o ensino aprendizagem de matemática. Para a realização desse trabalho foi construída uma proposta didática para o ensino de trigonometria (triângulos) com atividades dinâmicas como a “Dominângulos”, que os estudantes criaram um dominó para jogar onde eles revisão conceitos de trigonometria, a dinâmica “Quem sou eu”, que os estudantes fazem perguntas para descobrir qual tipo de triângulos ele é, o uso do geogebra e quizzes online para apresentar os conteúdos de forma mais dinâmica e interativa, em que o aluno poderá testar e construir seus conhecimentos e que haja a possibilidade de aprender brincando e interagindo com os colegas. O objetivo geral deste trabalho é estimular o aluno de forma lúdica e dinâmica a aprender o conteúdo de trigonometria com a utilização de dinâmicas, jogos e quizzes, além de possibilitar uma visão crítica do mesmo. Assim como, buscou propor uma interação na turma, e assim, levá-los a reforçar o conhecimento e instigar o trabalho em equipe. A aplicação desse trabalho foi com estudantes da segunda série do ensino médio em uma escola cidadã integral técnica. Portanto, ao decorrer da aplicação das atividades percebemos que algumas turmas se mostraram certas dificuldades, que pediam dicas e transpareciam estar com dúvidas. O uso de dinâmicas, atividades e explicações em sala de aula resultou em comentários positivos dos alunos. Essas abordagens influenciaram positivamente o desempenho dos alunos no conteúdo de trigonometria, bem como seu interesse, participação e envolvimento nas atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.