Artigo CONEDU - Educação especial (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-018-9

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, FAMÍLIA E INCLUSÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação especial
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119113
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 6348
    "inscrito_id" => 16860
    "titulo" => "PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, FAMÍLIA E INCLUSÃO"
    "resumo" => "O presente artigo é um trabalho de investigação sobre o cotidiano da inclusão de alunos com deficiência nas escolas do município do Rio de Janeiro, a partir da percepção de seus familiares. Este trabalho tem como aporte teórico os estudos de Vigotski sobre a criança com deficiência – Fundamentos de Defectologia – o qual situa o professor como um mediador social e a escola como a responsável em organizar as adaptações necessárias para incluir o estudante. A maior contribuição desses estudos está nas reflexões sobre a cultura como fundamental para a criação de caminhos alternativos, e o ensino adequado, como meio de compensação que desafia constantemente os estudantes com deficiência. Tais estudos contribuem para a construção de outro olhar sobre os sujeitos da educação especial. A família recebeu uma atenção de destaque neste artigo visto que o diagnóstico de uma deficiência traz significativas alterações na dinâmica familiar, tais como separações conjugais, mudanças ou abandono da profissão por parte da mãe, quando não encontra uma cuidadora para seu filho/a, além de sentimentos ambivalentes pelo filho não esperado. Os processos de exclusão social são marcantes e contínuos. Os relatos das famílias apontam que, apesar dos avanços legais que a Educação Especial tem obtido, através de muita luta, na prática, ainda estamos muito distante de uma perspectiva inclusiva que garanta as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem. Nas narrativas dos familiares é possível identificar: insegurança do estudante e da família no ambiente escolar, descredibilidade da família quanto ao trabalho da escola e enfrentamento entre escola e família ao invés de parceria."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16860_TB6348_06102024110727.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MACHADO DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatamachado.ss82@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119113
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 6348
    "inscrito_id" => 16860
    "titulo" => "PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, FAMÍLIA E INCLUSÃO"
    "resumo" => "O presente artigo é um trabalho de investigação sobre o cotidiano da inclusão de alunos com deficiência nas escolas do município do Rio de Janeiro, a partir da percepção de seus familiares. Este trabalho tem como aporte teórico os estudos de Vigotski sobre a criança com deficiência – Fundamentos de Defectologia – o qual situa o professor como um mediador social e a escola como a responsável em organizar as adaptações necessárias para incluir o estudante. A maior contribuição desses estudos está nas reflexões sobre a cultura como fundamental para a criação de caminhos alternativos, e o ensino adequado, como meio de compensação que desafia constantemente os estudantes com deficiência. Tais estudos contribuem para a construção de outro olhar sobre os sujeitos da educação especial. A família recebeu uma atenção de destaque neste artigo visto que o diagnóstico de uma deficiência traz significativas alterações na dinâmica familiar, tais como separações conjugais, mudanças ou abandono da profissão por parte da mãe, quando não encontra uma cuidadora para seu filho/a, além de sentimentos ambivalentes pelo filho não esperado. Os processos de exclusão social são marcantes e contínuos. Os relatos das famílias apontam que, apesar dos avanços legais que a Educação Especial tem obtido, através de muita luta, na prática, ainda estamos muito distante de uma perspectiva inclusiva que garanta as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem. Nas narrativas dos familiares é possível identificar: insegurança do estudante e da família no ambiente escolar, descredibilidade da família quanto ao trabalho da escola e enfrentamento entre escola e família ao invés de parceria."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16860_TB6348_06102024110727.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MACHADO DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatamachado.ss82@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente artigo é um trabalho de investigação sobre o cotidiano da inclusão de alunos com deficiência nas escolas do município do Rio de Janeiro, a partir da percepção de seus familiares. Este trabalho tem como aporte teórico os estudos de Vigotski sobre a criança com deficiência – Fundamentos de Defectologia – o qual situa o professor como um mediador social e a escola como a responsável em organizar as adaptações necessárias para incluir o estudante. A maior contribuição desses estudos está nas reflexões sobre a cultura como fundamental para a criação de caminhos alternativos, e o ensino adequado, como meio de compensação que desafia constantemente os estudantes com deficiência. Tais estudos contribuem para a construção de outro olhar sobre os sujeitos da educação especial. A família recebeu uma atenção de destaque neste artigo visto que o diagnóstico de uma deficiência traz significativas alterações na dinâmica familiar, tais como separações conjugais, mudanças ou abandono da profissão por parte da mãe, quando não encontra uma cuidadora para seu filho/a, além de sentimentos ambivalentes pelo filho não esperado. Os processos de exclusão social são marcantes e contínuos. Os relatos das famílias apontam que, apesar dos avanços legais que a Educação Especial tem obtido, através de muita luta, na prática, ainda estamos muito distante de uma perspectiva inclusiva que garanta as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem. Nas narrativas dos familiares é possível identificar: insegurança do estudante e da família no ambiente escolar, descredibilidade da família quanto ao trabalho da escola e enfrentamento entre escola e família ao invés de parceria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.