BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: OLHAR PARA O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119065 "edicao_id" => 367 "trabalho_id" => 4513 "inscrito_id" => 14334 "titulo" => "BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: OLHAR PARA O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo analisar as ideias pedagógicas para a educação de crianças de 0 a 5 anos no Brasil e as suas implicações para a identidade profissional docente. Consideramos que as memórias dos percursos e fatos ao longo da história podem gerar referências para a compreensão sobre como chegamos a configuração do atendimento à criança de 0 a 5 anos nesses primeiros anos do século XXI, no Brasil. Com isso, nos colocamos alguns questionamentos: como se situou, no tempo e no espaço, a educação das crianças brasileiras até os cinco anos de idade? Coexistem diferentes concepções de criança e de infância? Como a configuração da educação infantil brasileira nos primeiros anos do século XXI impactam a identidade profissional docente neste contexto? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica em livros, publicações em periódicos na área da educação e documentos oficias no Brasil. Com base nas pesquisas, é possível considerar que o percurso da educação das crianças brasileiras de 0 a 5 anos sofreu transformações significativas nos últimos anos do século XX, porém foi nos primeiros vinte anos do século XXI que as políticas públicas e as ideias pedagógicas se estruturam em torno de uma concepção de criança enquanto “ser que é”, garantindo sua inserção como ser social, histórico, de direitos e que produz cultura, interferindo sobremaneira para a configuração da identidade docente nesse segmento da educação básica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14334_TB4513_26102024100247.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:08:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA LIMA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "isabel.doutedu@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-infantil-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:48:26" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119065 "edicao_id" => 367 "trabalho_id" => 4513 "inscrito_id" => 14334 "titulo" => "BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: OLHAR PARA O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo analisar as ideias pedagógicas para a educação de crianças de 0 a 5 anos no Brasil e as suas implicações para a identidade profissional docente. Consideramos que as memórias dos percursos e fatos ao longo da história podem gerar referências para a compreensão sobre como chegamos a configuração do atendimento à criança de 0 a 5 anos nesses primeiros anos do século XXI, no Brasil. Com isso, nos colocamos alguns questionamentos: como se situou, no tempo e no espaço, a educação das crianças brasileiras até os cinco anos de idade? Coexistem diferentes concepções de criança e de infância? Como a configuração da educação infantil brasileira nos primeiros anos do século XXI impactam a identidade profissional docente neste contexto? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica em livros, publicações em periódicos na área da educação e documentos oficias no Brasil. Com base nas pesquisas, é possível considerar que o percurso da educação das crianças brasileiras de 0 a 5 anos sofreu transformações significativas nos últimos anos do século XX, porém foi nos primeiros vinte anos do século XXI que as políticas públicas e as ideias pedagógicas se estruturam em torno de uma concepção de criança enquanto “ser que é”, garantindo sua inserção como ser social, histórico, de direitos e que produz cultura, interferindo sobremaneira para a configuração da identidade docente nesse segmento da educação básica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14334_TB4513_26102024100247.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:08:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA LIMA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "isabel.doutedu@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-infantil-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:48:26" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 367 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-infantil-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "logo" => null "capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "timbrado" => "6791047505cb0_22012025114509.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-11-19" "final_evento" => "2024-11-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 367 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-infantil-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "logo" => null "capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "timbrado" => "6791047505cb0_22012025114509.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-11-19" "final_evento" => "2024-11-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 236 "edicao_id" => 367 "codigo" => "978-65-5222-016-5" "capa" => "679104750810f_22012025114509.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "prefacio" => """ “[...] as coisas relativas às crianças e para as crianças somente são aprendidas através das próprias crianças” (Malaguzzi,1999, p. 61) .<br />\r\n <br />\r\n Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experiências, pesquisas e reflexões que atravessam as diversas dimensões constitutivas da criança, das infâncias e da Educação Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da infância, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as práticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola. <br />\r\n Ao longo do tempo, muitas discussões têm sido realizadas acerca da Educação Infantil, tendo em vista um novo olhar para a criança pequena, bem como o tratamento a ela destinado. É sabido, a recorrência de situações pedagógicas que revelam práticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da criança, negando, com isso, a sua condição de sujeito histórico social e de diretos, possuidora de um repertório de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito específica. Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), a criança é concebida como: <br />\r\n <br />\r\n Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n <br />\r\n Essa concepção, marcada pelo respeito às particularidades e especificidades da criança, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educação Infantil, sobretudo como a criança é compreendida e como se revelam as práticas pedagógicas nesse nível de educação. Diante disso, é importante as culturas infantis e reconhecer a criança como protagonista no seu processo de construção de conhecimento, cujas expressões manifesta-se pelas múltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a criança tem cem linguagens. Essas múltiplas linguagens são os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedagógica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crianças.<br />\r\n É necessário, portanto, que as atitudes e procedimentos da ação docente estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional, motor, e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda há muitas questões a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educação Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crianças e as infâncias. <br />\r\n É sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da criança na Educação Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experiências e vivências, respeitadas em suas características evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discussões sobre a identidade da Educação Infantil e dos sujeitos que a compõe, o que compreende sua história; as experiências das crianças no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emoções das crianças e suas implicações no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da criança e o fazer docente na Educação Infantil; o trabalho com Sequências Didáticas e a formação leitora da criança; as brincadeiras e as interações como eixos estruturantes na Educação Infantil; o papel do coordenador pedagógico na formação das crianças; as rodas de conversa como um espaço democrático de fala; a imersão de crianças com baixa visão em textos literários; a transição da criança para o Ensino Fundamental, bem como a introdução precoce das tecnologias digitais na vida das criança. <br />\r\n Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a criança pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua saúde física, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma formação docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As análises/estudos não pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contrário, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investigação sobre a criança e o seu lugar na Educação Infantil. Não tenho dúvidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas práticas na educação de crianças.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDÃO<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n MAR SILVA<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n GLÓRIA MELO<br />\r\n LENILDA CORDEIRO DE MACÊDO<br />\r\n OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n KÁTIA MALENA SAMPAIO CAMPÊLO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e3af6a451_24012025160207.pdf" "arquivo" => "28012025165314-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 236 "edicao_id" => 367 "codigo" => "978-65-5222-016-5" "capa" => "679104750810f_22012025114509.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "prefacio" => """ “[...] as coisas relativas às crianças e para as crianças somente são aprendidas através das próprias crianças” (Malaguzzi,1999, p. 61) .<br />\r\n <br />\r\n Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experiências, pesquisas e reflexões que atravessam as diversas dimensões constitutivas da criança, das infâncias e da Educação Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da infância, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as práticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola. <br />\r\n Ao longo do tempo, muitas discussões têm sido realizadas acerca da Educação Infantil, tendo em vista um novo olhar para a criança pequena, bem como o tratamento a ela destinado. É sabido, a recorrência de situações pedagógicas que revelam práticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da criança, negando, com isso, a sua condição de sujeito histórico social e de diretos, possuidora de um repertório de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito específica. Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), a criança é concebida como: <br />\r\n <br />\r\n Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n <br />\r\n Essa concepção, marcada pelo respeito às particularidades e especificidades da criança, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educação Infantil, sobretudo como a criança é compreendida e como se revelam as práticas pedagógicas nesse nível de educação. Diante disso, é importante as culturas infantis e reconhecer a criança como protagonista no seu processo de construção de conhecimento, cujas expressões manifesta-se pelas múltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a criança tem cem linguagens. Essas múltiplas linguagens são os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedagógica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crianças.<br />\r\n É necessário, portanto, que as atitudes e procedimentos da ação docente estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional, motor, e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda há muitas questões a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educação Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crianças e as infâncias. <br />\r\n É sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da criança na Educação Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experiências e vivências, respeitadas em suas características evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discussões sobre a identidade da Educação Infantil e dos sujeitos que a compõe, o que compreende sua história; as experiências das crianças no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emoções das crianças e suas implicações no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da criança e o fazer docente na Educação Infantil; o trabalho com Sequências Didáticas e a formação leitora da criança; as brincadeiras e as interações como eixos estruturantes na Educação Infantil; o papel do coordenador pedagógico na formação das crianças; as rodas de conversa como um espaço democrático de fala; a imersão de crianças com baixa visão em textos literários; a transição da criança para o Ensino Fundamental, bem como a introdução precoce das tecnologias digitais na vida das criança. <br />\r\n Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a criança pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua saúde física, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma formação docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As análises/estudos não pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contrário, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investigação sobre a criança e o seu lugar na Educação Infantil. Não tenho dúvidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas práticas na educação de crianças.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDÃO<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n MAR SILVA<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n GLÓRIA MELO<br />\r\n LENILDA CORDEIRO DE MACÊDO<br />\r\n OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n KÁTIA MALENA SAMPAIO CAMPÊLO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e3af6a451_24012025160207.pdf" "arquivo" => "28012025165314-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }