Artigo CONEDU - Educação infantil (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-016-5

O JOGO E A BRINCADEIRA COMO RESISTÊNCIA DAS CULTURAS LÚDICAS INFANTIS NO CONTEXTO ESCOLAR

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          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  <br />\r\n
                  Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&otilde;es que atravessam as diversas dimens&otilde;es constitutivas da crian&ccedil;a, das inf&acirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da inf&acirc;ncia, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as pr&aacute;ticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedil;a pequena, bem como o tratamento a ela destinado. &Eacute; sabido, a recorr&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas que revelam pr&aacute;ticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da crian&ccedil;a, negando, com isso, a sua condi&ccedil;&atilde;o de sujeito hist&oacute;rico social e de diretos, possuidora de um repert&oacute;rio de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito espec&iacute;fica. &nbsp;Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Infantil &ndash; DCNEI (Brasil, 2010), a crian&ccedil;a &eacute; concebida como:&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Sujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constr&oacute;i sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Essa concep&ccedil;&atilde;o, marcada pelo respeito &agrave;s particularidades e especificidades da crian&ccedil;a, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, sobretudo como a crian&ccedil;a &eacute; compreendida e como se revelam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas nesse n&iacute;vel de educa&ccedil;&atilde;o. Diante disso, &eacute; importante as culturas infantis e reconhecer a crian&ccedil;a como protagonista no seu processo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento, cujas express&otilde;es manifesta-se pelas m&uacute;ltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a crian&ccedil;a tem cem linguagens. Essas m&uacute;ltiplas linguagens s&atilde;o os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedag&oacute;gica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crian&ccedil;as.<br />\r\n
                  &Eacute; necess&aacute;rio, portanto, que as atitudes e procedimentos da a&ccedil;&atilde;o docente estejam baseados em conhecimentos espec&iacute;ficos sobre o desenvolvimento biol&oacute;gico, emocional, motor, e intelectual das crian&ccedil;as, levando em considera&ccedil;&atilde;o as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda h&aacute; muitas quest&otilde;es a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crian&ccedil;as e as inf&acirc;ncias.&nbsp;<br />\r\n
                  &Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experi&ecirc;ncias e viv&ecirc;ncias, respeitadas em suas caracter&iacute;sticas evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n
                  A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos que a comp&otilde;e, o que compreende sua hist&oacute;ria; as experi&ecirc;ncias das crian&ccedil;as no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emo&ccedil;&otilde;es das crian&ccedil;as e suas implica&ccedil;&otilde;es no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da crian&ccedil;a e o fazer docente na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; o trabalho com Sequ&ecirc;ncias Did&aacute;ticas e a forma&ccedil;&atilde;o leitora da crian&ccedil;a; as brincadeiras e as intera&ccedil;&otilde;es como eixos estruturantes na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; &nbsp;o papel do coordenador pedag&oacute;gico na forma&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as; as rodas de conversa como um espa&ccedil;o democr&aacute;tico de fala; a imers&atilde;o de crian&ccedil;as com baixa vis&atilde;o em textos liter&aacute;rios; a transi&ccedil;&atilde;o da crian&ccedil;a para o Ensino Fundamental, bem como a &nbsp;introdu&ccedil;&atilde;o precoce das tecnologias digitais na vida das crian&ccedil;a.&nbsp;<br />\r\n
                  Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua sa&uacute;de f&iacute;sica, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma forma&ccedil;&atilde;o docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As an&aacute;lises/estudos n&atilde;o pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contr&aacute;rio, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investiga&ccedil;&atilde;o sobre a crian&ccedil;a e o seu lugar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. N&atilde;o tenho d&uacute;vidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas pr&aacute;ticas na educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as.<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRAND&Atilde;O<br />\r\n
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                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n
                  GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  MAR SILVA<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n
                  GL&Oacute;RIA MELO<br />\r\n
                  LENILDA CORDEIRO DE MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n
                  MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n
                  K&Aacute;TIA MALENA SAMPAIO CAMP&Ecirc;LO<br />\r\n
                  SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&otilde;es que atravessam as diversas dimens&otilde;es constitutivas da crian&ccedil;a, das inf&acirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da inf&acirc;ncia, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as pr&aacute;ticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedil;a pequena, bem como o tratamento a ela destinado. &Eacute; sabido, a recorr&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas que revelam pr&aacute;ticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da crian&ccedil;a, negando, com isso, a sua condi&ccedil;&atilde;o de sujeito hist&oacute;rico social e de diretos, possuidora de um repert&oacute;rio de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito espec&iacute;fica. &nbsp;Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Infantil &ndash; DCNEI (Brasil, 2010), a crian&ccedil;a &eacute; concebida como:&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Sujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constr&oacute;i sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Essa concep&ccedil;&atilde;o, marcada pelo respeito &agrave;s particularidades e especificidades da crian&ccedil;a, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, sobretudo como a crian&ccedil;a &eacute; compreendida e como se revelam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas nesse n&iacute;vel de educa&ccedil;&atilde;o. Diante disso, &eacute; importante as culturas infantis e reconhecer a crian&ccedil;a como protagonista no seu processo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento, cujas express&otilde;es manifesta-se pelas m&uacute;ltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a crian&ccedil;a tem cem linguagens. Essas m&uacute;ltiplas linguagens s&atilde;o os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedag&oacute;gica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crian&ccedil;as.<br />\r\n
                  &Eacute; necess&aacute;rio, portanto, que as atitudes e procedimentos da a&ccedil;&atilde;o docente estejam baseados em conhecimentos espec&iacute;ficos sobre o desenvolvimento biol&oacute;gico, emocional, motor, e intelectual das crian&ccedil;as, levando em considera&ccedil;&atilde;o as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda h&aacute; muitas quest&otilde;es a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crian&ccedil;as e as inf&acirc;ncias.&nbsp;<br />\r\n
                  &Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experi&ecirc;ncias e viv&ecirc;ncias, respeitadas em suas caracter&iacute;sticas evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n
                  A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos que a comp&otilde;e, o que compreende sua hist&oacute;ria; as experi&ecirc;ncias das crian&ccedil;as no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emo&ccedil;&otilde;es das crian&ccedil;as e suas implica&ccedil;&otilde;es no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da crian&ccedil;a e o fazer docente na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; o trabalho com Sequ&ecirc;ncias Did&aacute;ticas e a forma&ccedil;&atilde;o leitora da crian&ccedil;a; as brincadeiras e as intera&ccedil;&otilde;es como eixos estruturantes na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; &nbsp;o papel do coordenador pedag&oacute;gico na forma&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as; as rodas de conversa como um espa&ccedil;o democr&aacute;tico de fala; a imers&atilde;o de crian&ccedil;as com baixa vis&atilde;o em textos liter&aacute;rios; a transi&ccedil;&atilde;o da crian&ccedil;a para o Ensino Fundamental, bem como a &nbsp;introdu&ccedil;&atilde;o precoce das tecnologias digitais na vida das crian&ccedil;a.&nbsp;<br />\r\n
                  Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua sa&uacute;de f&iacute;sica, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma forma&ccedil;&atilde;o docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As an&aacute;lises/estudos n&atilde;o pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contr&aacute;rio, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investiga&ccedil;&atilde;o sobre a crian&ccedil;a e o seu lugar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. N&atilde;o tenho d&uacute;vidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas pr&aacute;ticas na educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as.<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Ao discutirmos questões relacionadas à qualidade na Educação é preciso reconhecer que nossas crianças estão expostas a muitos fatores, que vão desde políticos, econômicos, sociais, culturais e até materiais. Entretanto, nenhum deles justifica o não reconhecimento das Culturas Lúdicas Infantis enquanto elementos importantes para o processo de desenvolvimento da criança, especialmente nas escolas. O objetivo desse estudo é refletir sobre a presença de uma Cultura Lúdica que, mesmo sendo desconsiderada por muitos contextos escolares, ainda resiste graças ao principal personagem responsável por fazer com que ela ainda sobreviva em meio à essa negação: a criança. Caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizou de material já publicado, especialmente livros, artigos de periódicos científicos, revistas, Dissertações, Teses, entre outros materiais divulgados sobre a temática. Os resultados e discussões apontam que o jogo e a brincadeira, enquanto elementos importantes das Culturas Lúdicas Infantis, são componentes da formação humana, atuam enquanto propagador da cultura e são facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem das crianças e não o contrário disso. Conclui-se que é preciso reconhecer a real necessidade de considerarmos as crianças como sujeitos ativos e como produtores de cultura em potencial dentro das escolas e que é praticamente impossível podar as ações criativas propostas pelas Culturas Lúdicas Infantis, visto que elas estão inseridas em um movimento maior para as crianças, que estão em seu impulso inicial de vida: o movimento de, simplesmente, serem crianças.

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