Artigo CONEDU - Educação infantil (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-016-5

ACHADOUROS DE INFÂNCIA": NARRATIVAS DE CRIANÇAS E NATUREZA EM MINI-HISTÓRIAS INFANTIS

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          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  <br />\r\n
                  Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&otilde;es que atravessam as diversas dimens&otilde;es constitutivas da crian&ccedil;a, das inf&acirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da inf&acirc;ncia, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as pr&aacute;ticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedil;a pequena, bem como o tratamento a ela destinado. &Eacute; sabido, a recorr&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas que revelam pr&aacute;ticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da crian&ccedil;a, negando, com isso, a sua condi&ccedil;&atilde;o de sujeito hist&oacute;rico social e de diretos, possuidora de um repert&oacute;rio de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito espec&iacute;fica. &nbsp;Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Infantil &ndash; DCNEI (Brasil, 2010), a crian&ccedil;a &eacute; concebida como:&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Sujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constr&oacute;i sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Essa concep&ccedil;&atilde;o, marcada pelo respeito &agrave;s particularidades e especificidades da crian&ccedil;a, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, sobretudo como a crian&ccedil;a &eacute; compreendida e como se revelam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas nesse n&iacute;vel de educa&ccedil;&atilde;o. Diante disso, &eacute; importante as culturas infantis e reconhecer a crian&ccedil;a como protagonista no seu processo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento, cujas express&otilde;es manifesta-se pelas m&uacute;ltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a crian&ccedil;a tem cem linguagens. Essas m&uacute;ltiplas linguagens s&atilde;o os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedag&oacute;gica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crian&ccedil;as.<br />\r\n
                  &Eacute; necess&aacute;rio, portanto, que as atitudes e procedimentos da a&ccedil;&atilde;o docente estejam baseados em conhecimentos espec&iacute;ficos sobre o desenvolvimento biol&oacute;gico, emocional, motor, e intelectual das crian&ccedil;as, levando em considera&ccedil;&atilde;o as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda h&aacute; muitas quest&otilde;es a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crian&ccedil;as e as inf&acirc;ncias.&nbsp;<br />\r\n
                  &Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experi&ecirc;ncias e viv&ecirc;ncias, respeitadas em suas caracter&iacute;sticas evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n
                  A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos que a comp&otilde;e, o que compreende sua hist&oacute;ria; as experi&ecirc;ncias das crian&ccedil;as no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emo&ccedil;&otilde;es das crian&ccedil;as e suas implica&ccedil;&otilde;es no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da crian&ccedil;a e o fazer docente na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; o trabalho com Sequ&ecirc;ncias Did&aacute;ticas e a forma&ccedil;&atilde;o leitora da crian&ccedil;a; as brincadeiras e as intera&ccedil;&otilde;es como eixos estruturantes na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; &nbsp;o papel do coordenador pedag&oacute;gico na forma&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as; as rodas de conversa como um espa&ccedil;o democr&aacute;tico de fala; a imers&atilde;o de crian&ccedil;as com baixa vis&atilde;o em textos liter&aacute;rios; a transi&ccedil;&atilde;o da crian&ccedil;a para o Ensino Fundamental, bem como a &nbsp;introdu&ccedil;&atilde;o precoce das tecnologias digitais na vida das crian&ccedil;a.&nbsp;<br />\r\n
                  Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua sa&uacute;de f&iacute;sica, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma forma&ccedil;&atilde;o docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As an&aacute;lises/estudos n&atilde;o pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contr&aacute;rio, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investiga&ccedil;&atilde;o sobre a crian&ccedil;a e o seu lugar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. N&atilde;o tenho d&uacute;vidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas pr&aacute;ticas na educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as.<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRAND&Atilde;O<br />\r\n
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                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n
                  GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  MAR SILVA<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n
                  GL&Oacute;RIA MELO<br />\r\n
                  LENILDA CORDEIRO DE MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n
                  MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n
                  K&Aacute;TIA MALENA SAMPAIO CAMP&Ecirc;LO<br />\r\n
                  SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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                  <br />\r\n
                  Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&otilde;es que atravessam as diversas dimens&otilde;es constitutivas da crian&ccedil;a, das inf&acirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da inf&acirc;ncia, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as pr&aacute;ticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedil;a pequena, bem como o tratamento a ela destinado. &Eacute; sabido, a recorr&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas que revelam pr&aacute;ticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da crian&ccedil;a, negando, com isso, a sua condi&ccedil;&atilde;o de sujeito hist&oacute;rico social e de diretos, possuidora de um repert&oacute;rio de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito espec&iacute;fica. &nbsp;Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Infantil &ndash; DCNEI (Brasil, 2010), a crian&ccedil;a &eacute; concebida como:&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Sujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constr&oacute;i sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Essa concep&ccedil;&atilde;o, marcada pelo respeito &agrave;s particularidades e especificidades da crian&ccedil;a, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, sobretudo como a crian&ccedil;a &eacute; compreendida e como se revelam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas nesse n&iacute;vel de educa&ccedil;&atilde;o. Diante disso, &eacute; importante as culturas infantis e reconhecer a crian&ccedil;a como protagonista no seu processo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento, cujas express&otilde;es manifesta-se pelas m&uacute;ltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a crian&ccedil;a tem cem linguagens. Essas m&uacute;ltiplas linguagens s&atilde;o os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedag&oacute;gica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crian&ccedil;as.<br />\r\n
                  &Eacute; necess&aacute;rio, portanto, que as atitudes e procedimentos da a&ccedil;&atilde;o docente estejam baseados em conhecimentos espec&iacute;ficos sobre o desenvolvimento biol&oacute;gico, emocional, motor, e intelectual das crian&ccedil;as, levando em considera&ccedil;&atilde;o as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda h&aacute; muitas quest&otilde;es a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crian&ccedil;as e as inf&acirc;ncias.&nbsp;<br />\r\n
                  &Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experi&ecirc;ncias e viv&ecirc;ncias, respeitadas em suas caracter&iacute;sticas evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n
                  A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos que a comp&otilde;e, o que compreende sua hist&oacute;ria; as experi&ecirc;ncias das crian&ccedil;as no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emo&ccedil;&otilde;es das crian&ccedil;as e suas implica&ccedil;&otilde;es no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da crian&ccedil;a e o fazer docente na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; o trabalho com Sequ&ecirc;ncias Did&aacute;ticas e a forma&ccedil;&atilde;o leitora da crian&ccedil;a; as brincadeiras e as intera&ccedil;&otilde;es como eixos estruturantes na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; &nbsp;o papel do coordenador pedag&oacute;gico na forma&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as; as rodas de conversa como um espa&ccedil;o democr&aacute;tico de fala; a imers&atilde;o de crian&ccedil;as com baixa vis&atilde;o em textos liter&aacute;rios; a transi&ccedil;&atilde;o da crian&ccedil;a para o Ensino Fundamental, bem como a &nbsp;introdu&ccedil;&atilde;o precoce das tecnologias digitais na vida das crian&ccedil;a.&nbsp;<br />\r\n
                  Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua sa&uacute;de f&iacute;sica, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma forma&ccedil;&atilde;o docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As an&aacute;lises/estudos n&atilde;o pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contr&aacute;rio, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investiga&ccedil;&atilde;o sobre a crian&ccedil;a e o seu lugar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. N&atilde;o tenho d&uacute;vidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas pr&aacute;ticas na educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as.<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar as experiências e interações das crianças com a natureza nos espaços de uma escola de Educação Infantil do município de Vilhena, Rondônia. O estudo está ancorado nas discussões da Sociologia da Infância, a partir da pesquisa participativa com crianças e inspira-se na abordagem da documentação pedagógica de educação Reggio Emília. A pesquisa foi desenvolvida com crianças da pré-escola e, os processos de escuta foram registrados e documentados em caderno de campo, como também, utilizou-se de registros audiovisuais que posteriormente, ganharam vida em composições no formato de mini-histórias infantis. As mini-histórias infantis se caracterizam como uma proposta da documentação pedagógica que potencializa a escuta sensível do professor e da professora da Educação Infantil e, ao mesmo tempo, se efetiva como uma ferramenta de comunicação das experiências e aprendizados das crianças para toda comunidade escolar. Os principais teóricos que embasam a pesquisa são Malaguzzi (2001), Oliveira-Formosinho et. al. (2019), Rinaldi (2021), Vecchi (2017), Edwards et. al. (2015), Tiriba (2018), Horn (2017), Fochi (2017), entre outros. Os resultados da pesquisa efetivam as crianças como protagonistas no cotidiano escolar, evidenciam as culturas infantis, ressaltam a importância do brincar e interagir com a natureza, além de reconhecer as potencialidades da escuta sensível dos professores da Educação Infantil.

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