ACHADOUROS DE INFÂNCIA": NARRATIVAS DE CRIANÇAS E NATUREZA EM MINI-HISTÓRIAS INFANTIS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119058 "edicao_id" => 367 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 6760 "titulo" => "ACHADOUROS DE INFÂNCIA": NARRATIVAS DE CRIANÇAS E NATUREZA EM MINI-HISTÓRIAS INFANTIS" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo apresentar as experiências e interações das crianças com a natureza nos espaços de uma escola de Educação Infantil do município de Vilhena, Rondônia. O estudo está ancorado nas discussões da Sociologia da Infância, a partir da pesquisa participativa com crianças e inspira-se na abordagem da documentação pedagógica de educação Reggio Emília. A pesquisa foi desenvolvida com crianças da pré-escola e, os processos de escuta foram registrados e documentados em caderno de campo, como também, utilizou-se de registros audiovisuais que posteriormente, ganharam vida em composições no formato de mini-histórias infantis. As mini-histórias infantis se caracterizam como uma proposta da documentação pedagógica que potencializa a escuta sensível do professor e da professora da Educação Infantil e, ao mesmo tempo, se efetiva como uma ferramenta de comunicação das experiências e aprendizados das crianças para toda comunidade escolar. Os principais teóricos que embasam a pesquisa são Malaguzzi (2001), Oliveira-Formosinho et. al. (2019), Rinaldi (2021), Vecchi (2017), Edwards et. al. (2015), Tiriba (2018), Horn (2017), Fochi (2017), entre outros. Os resultados da pesquisa efetivam as crianças como protagonistas no cotidiano escolar, evidenciam as culturas infantis, ressaltam a importância do brincar e interagir com a natureza, além de reconhecer as potencialidades da escuta sensível dos professores da Educação Infantil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6760_TB647_20102024184729.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:08:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE BROLO" "autor_nome_curto" => "JOSIANE" "autor_email" => "josiane.brolo@unir.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-infantil-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:48:26" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119058 "edicao_id" => 367 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 6760 "titulo" => "ACHADOUROS DE INFÂNCIA": NARRATIVAS DE CRIANÇAS E NATUREZA EM MINI-HISTÓRIAS INFANTIS" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo apresentar as experiências e interações das crianças com a natureza nos espaços de uma escola de Educação Infantil do município de Vilhena, Rondônia. O estudo está ancorado nas discussões da Sociologia da Infância, a partir da pesquisa participativa com crianças e inspira-se na abordagem da documentação pedagógica de educação Reggio Emília. A pesquisa foi desenvolvida com crianças da pré-escola e, os processos de escuta foram registrados e documentados em caderno de campo, como também, utilizou-se de registros audiovisuais que posteriormente, ganharam vida em composições no formato de mini-histórias infantis. As mini-histórias infantis se caracterizam como uma proposta da documentação pedagógica que potencializa a escuta sensível do professor e da professora da Educação Infantil e, ao mesmo tempo, se efetiva como uma ferramenta de comunicação das experiências e aprendizados das crianças para toda comunidade escolar. Os principais teóricos que embasam a pesquisa são Malaguzzi (2001), Oliveira-Formosinho et. al. (2019), Rinaldi (2021), Vecchi (2017), Edwards et. al. (2015), Tiriba (2018), Horn (2017), Fochi (2017), entre outros. Os resultados da pesquisa efetivam as crianças como protagonistas no cotidiano escolar, evidenciam as culturas infantis, ressaltam a importância do brincar e interagir com a natureza, além de reconhecer as potencialidades da escuta sensível dos professores da Educação Infantil." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6760_TB647_20102024184729.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:08:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE BROLO" "autor_nome_curto" => "JOSIANE" "autor_email" => "josiane.brolo@unir.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-infantil-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:48:26" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 367 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-infantil-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "logo" => null "capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "timbrado" => "6791047505cb0_22012025114509.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-11-19" "final_evento" => "2024-11-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 367 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-infantil-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT9" "logo" => null "capa" => "679104750343e_22012025114509.png" "timbrado" => "6791047505cb0_22012025114509.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-11-19" "final_evento" => "2024-11-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 236 "edicao_id" => 367 "codigo" => "978-65-5222-016-5" "capa" => "679104750810f_22012025114509.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "prefacio" => """ “[...] as coisas relativas às crianças e para as crianças somente são aprendidas através das próprias crianças” (Malaguzzi,1999, p. 61) .<br />\r\n <br />\r\n Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experiências, pesquisas e reflexões que atravessam as diversas dimensões constitutivas da criança, das infâncias e da Educação Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da infância, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as práticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola. <br />\r\n Ao longo do tempo, muitas discussões têm sido realizadas acerca da Educação Infantil, tendo em vista um novo olhar para a criança pequena, bem como o tratamento a ela destinado. É sabido, a recorrência de situações pedagógicas que revelam práticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da criança, negando, com isso, a sua condição de sujeito histórico social e de diretos, possuidora de um repertório de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito específica. Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), a criança é concebida como: <br />\r\n <br />\r\n Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n <br />\r\n Essa concepção, marcada pelo respeito às particularidades e especificidades da criança, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educação Infantil, sobretudo como a criança é compreendida e como se revelam as práticas pedagógicas nesse nível de educação. Diante disso, é importante as culturas infantis e reconhecer a criança como protagonista no seu processo de construção de conhecimento, cujas expressões manifesta-se pelas múltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a criança tem cem linguagens. Essas múltiplas linguagens são os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedagógica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crianças.<br />\r\n É necessário, portanto, que as atitudes e procedimentos da ação docente estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional, motor, e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda há muitas questões a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educação Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crianças e as infâncias. <br />\r\n É sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da criança na Educação Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experiências e vivências, respeitadas em suas características evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discussões sobre a identidade da Educação Infantil e dos sujeitos que a compõe, o que compreende sua história; as experiências das crianças no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emoções das crianças e suas implicações no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da criança e o fazer docente na Educação Infantil; o trabalho com Sequências Didáticas e a formação leitora da criança; as brincadeiras e as interações como eixos estruturantes na Educação Infantil; o papel do coordenador pedagógico na formação das crianças; as rodas de conversa como um espaço democrático de fala; a imersão de crianças com baixa visão em textos literários; a transição da criança para o Ensino Fundamental, bem como a introdução precoce das tecnologias digitais na vida das criança. <br />\r\n Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a criança pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua saúde física, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma formação docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As análises/estudos não pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contrário, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investigação sobre a criança e o seu lugar na Educação Infantil. Não tenho dúvidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas práticas na educação de crianças.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDÃO<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n MAR SILVA<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n GLÓRIA MELO<br />\r\n LENILDA CORDEIRO DE MACÊDO<br />\r\n OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n KÁTIA MALENA SAMPAIO CAMPÊLO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e3af6a451_24012025160207.pdf" "arquivo" => "28012025165314-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 236 "edicao_id" => 367 "codigo" => "978-65-5222-016-5" "capa" => "679104750810f_22012025114509.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "prefacio" => """ “[...] as coisas relativas às crianças e para as crianças somente são aprendidas através das próprias crianças” (Malaguzzi,1999, p. 61) .<br />\r\n <br />\r\n Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experiências, pesquisas e reflexões que atravessam as diversas dimensões constitutivas da criança, das infâncias e da Educação Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da infância, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as práticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola. <br />\r\n Ao longo do tempo, muitas discussões têm sido realizadas acerca da Educação Infantil, tendo em vista um novo olhar para a criança pequena, bem como o tratamento a ela destinado. É sabido, a recorrência de situações pedagógicas que revelam práticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da criança, negando, com isso, a sua condição de sujeito histórico social e de diretos, possuidora de um repertório de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito específica. Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), a criança é concebida como: <br />\r\n <br />\r\n Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n <br />\r\n Essa concepção, marcada pelo respeito às particularidades e especificidades da criança, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educação Infantil, sobretudo como a criança é compreendida e como se revelam as práticas pedagógicas nesse nível de educação. Diante disso, é importante as culturas infantis e reconhecer a criança como protagonista no seu processo de construção de conhecimento, cujas expressões manifesta-se pelas múltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a criança tem cem linguagens. Essas múltiplas linguagens são os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedagógica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crianças.<br />\r\n É necessário, portanto, que as atitudes e procedimentos da ação docente estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional, motor, e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda há muitas questões a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educação Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crianças e as infâncias. <br />\r\n É sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da criança na Educação Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experiências e vivências, respeitadas em suas características evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discussões sobre a identidade da Educação Infantil e dos sujeitos que a compõe, o que compreende sua história; as experiências das crianças no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emoções das crianças e suas implicações no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da criança e o fazer docente na Educação Infantil; o trabalho com Sequências Didáticas e a formação leitora da criança; as brincadeiras e as interações como eixos estruturantes na Educação Infantil; o papel do coordenador pedagógico na formação das crianças; as rodas de conversa como um espaço democrático de fala; a imersão de crianças com baixa visão em textos literários; a transição da criança para o Ensino Fundamental, bem como a introdução precoce das tecnologias digitais na vida das criança. <br />\r\n Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a criança pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua saúde física, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma formação docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As análises/estudos não pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contrário, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investigação sobre a criança e o seu lugar na Educação Infantil. Não tenho dúvidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas práticas na educação de crianças.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDÃO<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n MAR SILVA<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n GLÓRIA MELO<br />\r\n LENILDA CORDEIRO DE MACÊDO<br />\r\n OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n KÁTIA MALENA SAMPAIO CAMPÊLO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e3af6a451_24012025160207.pdf" "arquivo" => "28012025165314-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }