Artigo CONEDU - Educação infantil (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-016-5

OS CONFLITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 09 - Educação infantil
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As discussões ou conflitos são concebidos como positivos e necessários, mesmo que desgastantes, pois estará havendo a troca de pontos de vista. As ausências de conflitos refletem relações de respeito unilateral, pois apenas uma parte dos envolvidos detém a autoridade, o poder, a razão. Considerando que as crianças da Educação Infantil por volta de cinco anos possuem uma incapacidade de considerar uma perspectiva sob um ponto de vista que não o seu (egocentrismo), torna-se de suma importância que cada vez mais discutamos a temática em questão. Como metodologia, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica e documental, com autores contemporâneos de Jean Piaget, mas que se utilizam do aporte teórico construtivista. 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BATISTA<br />\r\n K&Aacute;TIA MALENA SAMPAIO CAMP&Ecirc;LO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e3af6a451_24012025160207.pdf" "arquivo" => "28012025165314-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 236 "edicao_id" => 367 "codigo" => "978-65-5222-016-5" "capa" => "679104750810f_22012025114509.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação infantil (Vol.3)" "prefacio" => """ &ldquo;[...] as coisas relativas &agrave;s crian&ccedil;as e para as crian&ccedil;as somente s&atilde;o aprendidas atrav&eacute;s das pr&oacute;prias crian&ccedil;as&rdquo; (Malaguzzi,1999, p. 61) .<br />\r\n&ldquo;[...] as coisas relativas &agrave;s crian&ccedil;as e para as crian&ccedil;as somente s&atilde;o aprendidas atrav&eacute;s das pr&oacute;prias crian&cced <br />\r\n Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&otilde;es que atravessam as diversas dimens&otilde;es constitutivas da crian&ccedil;a, das inf&acirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da inf&acirc;ncia, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as pr&aacute;ticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola.&nbsp;<br />\r\nCarregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&oti Ao longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedil;a pequena, bem como o tratamento a ela destinado. &Eacute; sabido, a recorr&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas que revelam pr&aacute;ticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da crian&ccedil;a, negando, com isso, a sua condi&ccedil;&atilde;o de sujeito hist&oacute;rico social e de diretos, possuidora de um repert&oacute;rio de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito espec&iacute;fica. &nbsp;Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Infantil &ndash; DCNEI (Brasil, 2010), a crian&ccedil;a &eacute; concebida como:&nbsp;<br />\r\nAo longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedi <br />\r\n Sujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constr&oacute;i sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\nSujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua <br />\r\n Essa concep&ccedil;&atilde;o, marcada pelo respeito &agrave;s particularidades e especificidades da crian&ccedil;a, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, sobretudo como a crian&ccedil;a &eacute; compreendida e como se revelam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas nesse n&iacute;vel de educa&ccedil;&atilde;o. 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Nesse sentido, constata-se que ainda h&aacute; muitas quest&otilde;es a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crian&ccedil;as e as inf&acirc;ncias.&nbsp;<br />\r\n&Eacute; necess&aacute;rio, portanto, que as atitudes e procedimentos da a&ccedil;&atilde;o docente estejam baseados em conhecimentos espec&iacute;ficos sobre o &Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experi&ecirc;ncias e viv&ecirc;ncias, respeitadas em suas caracter&iacute;sticas evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n&Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua e A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos que a comp&otilde;e, o que compreende sua hist&oacute;ria; as experi&ecirc;ncias das crian&ccedil;as no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emo&ccedil;&otilde;es das crian&ccedil;as e suas implica&ccedil;&otilde;es no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da crian&ccedil;a e o fazer docente na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; o trabalho com Sequ&ecirc;ncias Did&aacute;ticas e a forma&ccedil;&atilde;o leitora da crian&ccedil;a; as brincadeiras e as intera&ccedil;&otilde;es como eixos estruturantes na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; &nbsp;o papel do coordenador pedag&oacute;gico na forma&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as; as rodas de conversa como um espa&ccedil;o democr&aacute;tico de fala; a imers&atilde;o de crian&ccedil;as com baixa vis&atilde;o em textos liter&aacute;rios; a transi&ccedil;&atilde;o da crian&ccedil;a para o Ensino Fundamental, bem como a &nbsp;introdu&ccedil;&atilde;o precoce das tecnologias digitais na vida das crian&ccedil;a.&nbsp;<br />\r\nA contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua sa&uacute;de f&iacute;sica, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma forma&ccedil;&atilde;o docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As an&aacute;lises/estudos n&atilde;o pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contr&aacute;rio, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investiga&ccedil;&atilde;o sobre a crian&ccedil;a e o seu lugar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. N&atilde;o tenho d&uacute;vidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas pr&aacute;ticas na educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as.<br />\r\nNesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRAND&Atilde;O<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n MAR SILVA<br />\r\n DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n GL&Oacute;RIA MELO<br />\r\n LENILDA CORDEIRO DE MAC&Ecirc;DO<br />\r\n OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n K&Aacute;TIA MALENA SAMPAIO CAMP&Ecirc;LO<br />\r\n SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e3af6a451_24012025160207.pdf" "arquivo" => "28012025165314-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:48:26" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O objetivo do presente estudo é fazer uma revisão bibliográfica do tema conflitos na Educação Infantil, levando em conta que, sob a teoria construtivista, eles são considerados oportunidades de aprendizagem e a escola como um ambiente democrático, deve, sim, ter regras formuladas por aqueles que nela convivem, ou seja, educadores e alunos. As discussões ou conflitos são concebidos como positivos e necessários, mesmo que desgastantes, pois estará havendo a troca de pontos de vista. As ausências de conflitos refletem relações de respeito unilateral, pois apenas uma parte dos envolvidos detém a autoridade, o poder, a razão. Considerando que as crianças da Educação Infantil por volta de cinco anos possuem uma incapacidade de considerar uma perspectiva sob um ponto de vista que não o seu (egocentrismo), torna-se de suma importância que cada vez mais discutamos a temática em questão. Como metodologia, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica e documental, com autores contemporâneos de Jean Piaget, mas que se utilizam do aporte teórico construtivista. Como resultado pretendemos fazer um levantamento de estudos e pesquisas empíricas sobre o tema com contribuições de autores que partem das obras de Jean Piaget, um dos autores seminais em estudos sobre a moralidade infantil e, consequentemente, do construtivismo.

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