Artigo CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-026-4

AS FONTES HISTÓRICAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 3º DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DO DEBATE HISTÓRIOGRÁFICO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e currículo
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118899
    "edicao_id" => 360
    "trabalho_id" => 6675
    "inscrito_id" => 17368
    "titulo" => "AS FONTES HISTÓRICAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 3º DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DO DEBATE HISTÓRIOGRÁFICO"
    "resumo" => "O ensino de História no Brasil é um processo vivo transpassado por ideologias, contextos, tendências e, porque não dizer, interesses de toda ordem que, tal e qual a própria educação institucionalizada na forma daquilo que chamamos de escola, permeiam toda a sua prática, bem como a ação dos sujeitos nela envolvidos. Sob determinadas concepções e condições, o ensino de História cumpriu e ainda cumpre funções na sociedade brasileira, dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, jamais de maneira desinteressada, ao contrário, sempre tendo no horizonte certos objetivos. Afinal, sempre nos cabe indagar: o que de fato se pretende com o ensino de História? Partindo dessa discussão, o presente trabalho tem por objetivo investigar como as fontes históricas foram tratadas em um livro didático de História para o 3º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, leva-se em conta o debate decorrido no campo da historiografia sobre a noção do que são as fontes históricas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. Os resultados apontam as reverberações da mudança de perspectiva trazida pela escola dos Annales que se transportou para a atual legislação brasileira sobre ensino de História e para o material didático analisado. Conclui-se que o livro se dedica à discussão das fontes e da produção da própria historiografia."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17368_TB6675_25062024230327.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:49:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RANDAZZO ORTEGA"
    "autor_nome_curto" => "André Randazzo"
    "autor_email" => "andre.ortega@ufv.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118899
    "edicao_id" => 360
    "trabalho_id" => 6675
    "inscrito_id" => 17368
    "titulo" => "AS FONTES HISTÓRICAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 3º DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DO DEBATE HISTÓRIOGRÁFICO"
    "resumo" => "O ensino de História no Brasil é um processo vivo transpassado por ideologias, contextos, tendências e, porque não dizer, interesses de toda ordem que, tal e qual a própria educação institucionalizada na forma daquilo que chamamos de escola, permeiam toda a sua prática, bem como a ação dos sujeitos nela envolvidos. Sob determinadas concepções e condições, o ensino de História cumpriu e ainda cumpre funções na sociedade brasileira, dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, jamais de maneira desinteressada, ao contrário, sempre tendo no horizonte certos objetivos. Afinal, sempre nos cabe indagar: o que de fato se pretende com o ensino de História? Partindo dessa discussão, o presente trabalho tem por objetivo investigar como as fontes históricas foram tratadas em um livro didático de História para o 3º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, leva-se em conta o debate decorrido no campo da historiografia sobre a noção do que são as fontes históricas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. Os resultados apontam as reverberações da mudança de perspectiva trazida pela escola dos Annales que se transportou para a atual legislação brasileira sobre ensino de História e para o material didático analisado. Conclui-se que o livro se dedica à discussão das fontes e da produção da própria historiografia."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17368_TB6675_25062024230327.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:49:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RANDAZZO ORTEGA"
    "autor_nome_curto" => "André Randazzo"
    "autor_email" => "andre.ortega@ufv.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 360
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
        "logo" => null
        "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
        "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 360
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
        "logo" => null
        "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
        "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 229
                "edicao_id" => 360
                "codigo" => "978-65-5222-026-4"
                "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Falar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de massifica&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es, reafirmando a reprodu&ccedil;&atilde;o de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita &ldquo;grande m&iacute;dia&rdquo;, pelas meta-narrativas que invisibilizam experi&ecirc;ncias singulares e culturas locais, tamb&eacute;m &eacute; verdade que o cotidiano escolar, como espa&ccedil;o/tempo complexo, &eacute; lugar de produ&ccedil;&atilde;o, de cria&ccedil;&atilde;o, de indaga&ccedil;&atilde;o e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da pol&iacute;tica da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produ&ccedil;&atilde;o de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegem&ocirc;nico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a &ldquo;incivilidade&rdquo; do outro, do diferente, do diverso, ela tamb&eacute;m &eacute; o lugar onde a diferen&ccedil;a pode ser desconstru&iacute;da como desvio e legitimada como constitutiva das rela&ccedil;&otilde;es de alteridade. A escola tamb&eacute;m &eacute; um espa&ccedil;o praticado onde as homogeneidades s&atilde;o desfeitas, onde a esperan&ccedil;a floresce como fruto poss&iacute;vel de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, acelera&ccedil;&atilde;o e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas rela&ccedil;&otilde;es com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de d&uacute;vidas de alto n&iacute;vel quanto interligam curr&iacute;culos, did&aacute;ticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupa&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas e epistemol&oacute;gicas s&atilde;o as quest&otilde;es que envolvem esse &ldquo;trio&rdquo; pedag&oacute;gico brasileiro. Que reconfigura&ccedil;&otilde;es o curr&iacute;culo vem sofrendo? Como compreend&ecirc;-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos d&iacute;spares? De que maneira olhar para as m&uacute;ltiplas did&aacute;ticas presentes no ch&atilde;o da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os curr&iacute;culos e as did&aacute;ticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnol&oacute;gicos nessa institui&ccedil;&atilde;o? O que as macropol&iacute;ticas t&ecirc;m para dizer no tocante aos curr&iacute;culos? O que os novos sujeitos da pedagogia est&atilde;o pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais est&atilde;o percebendo a escola? O que n&oacute;s, pesquisadores(as) em educa&ccedil;&atilde;o e professores(as), como herdeiros dessa institui&ccedil;&atilde;o, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam &nbsp;de alguma forma essas quest&otilde;es e abriram novas quest&otilde;es. Os textos produzidos a partir do &nbsp;campo da pesquisa em educa&ccedil;&atilde;o t&ecirc;m sido em torno do campo das pesquisas dos curr&iacute;culos e das did&aacute;ticas para interrogar os modos neoconservadores e apolit&iacute;cos. Assim, n&atilde;o falamos somente em curr&iacute;culos e did&aacute;ticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos pol&iacute;ticos na did&aacute;tica educacional, nos curr&iacute;culos praticados, no planejamento e financiamento da educa&ccedil;&atilde;o e das a&ccedil;&otilde;es governamentais de enfrentamentos &agrave;s desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as did&aacute;ticas e os curr&iacute;culos em seus processos de implementa&ccedil;&atilde;o nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n
                  ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  ANTONIA VALBENIA AUR&Eacute;LIO ROSA<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n
                  GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n
                  HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RAFAEL HONORATO<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf"
                "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 229
                "edicao_id" => 360
                "codigo" => "978-65-5222-026-4"
                "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Falar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de massifica&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es, reafirmando a reprodu&ccedil;&atilde;o de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita &ldquo;grande m&iacute;dia&rdquo;, pelas meta-narrativas que invisibilizam experi&ecirc;ncias singulares e culturas locais, tamb&eacute;m &eacute; verdade que o cotidiano escolar, como espa&ccedil;o/tempo complexo, &eacute; lugar de produ&ccedil;&atilde;o, de cria&ccedil;&atilde;o, de indaga&ccedil;&atilde;o e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da pol&iacute;tica da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produ&ccedil;&atilde;o de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegem&ocirc;nico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a &ldquo;incivilidade&rdquo; do outro, do diferente, do diverso, ela tamb&eacute;m &eacute; o lugar onde a diferen&ccedil;a pode ser desconstru&iacute;da como desvio e legitimada como constitutiva das rela&ccedil;&otilde;es de alteridade. A escola tamb&eacute;m &eacute; um espa&ccedil;o praticado onde as homogeneidades s&atilde;o desfeitas, onde a esperan&ccedil;a floresce como fruto poss&iacute;vel de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, acelera&ccedil;&atilde;o e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas rela&ccedil;&otilde;es com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de d&uacute;vidas de alto n&iacute;vel quanto interligam curr&iacute;culos, did&aacute;ticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupa&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas e epistemol&oacute;gicas s&atilde;o as quest&otilde;es que envolvem esse &ldquo;trio&rdquo; pedag&oacute;gico brasileiro. Que reconfigura&ccedil;&otilde;es o curr&iacute;culo vem sofrendo? Como compreend&ecirc;-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos d&iacute;spares? De que maneira olhar para as m&uacute;ltiplas did&aacute;ticas presentes no ch&atilde;o da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os curr&iacute;culos e as did&aacute;ticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnol&oacute;gicos nessa institui&ccedil;&atilde;o? O que as macropol&iacute;ticas t&ecirc;m para dizer no tocante aos curr&iacute;culos? O que os novos sujeitos da pedagogia est&atilde;o pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais est&atilde;o percebendo a escola? O que n&oacute;s, pesquisadores(as) em educa&ccedil;&atilde;o e professores(as), como herdeiros dessa institui&ccedil;&atilde;o, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam &nbsp;de alguma forma essas quest&otilde;es e abriram novas quest&otilde;es. Os textos produzidos a partir do &nbsp;campo da pesquisa em educa&ccedil;&atilde;o t&ecirc;m sido em torno do campo das pesquisas dos curr&iacute;culos e das did&aacute;ticas para interrogar os modos neoconservadores e apolit&iacute;cos. Assim, n&atilde;o falamos somente em curr&iacute;culos e did&aacute;ticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos pol&iacute;ticos na did&aacute;tica educacional, nos curr&iacute;culos praticados, no planejamento e financiamento da educa&ccedil;&atilde;o e das a&ccedil;&otilde;es governamentais de enfrentamentos &agrave;s desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as did&aacute;ticas e os curr&iacute;culos em seus processos de implementa&ccedil;&atilde;o nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n
                  ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  ANTONIA VALBENIA AUR&Eacute;LIO ROSA<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n
                  GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n
                  HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RAFAEL HONORATO<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf"
                "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O ensino de História no Brasil é um processo vivo transpassado por ideologias, contextos, tendências e, porque não dizer, interesses de toda ordem que, tal e qual a própria educação institucionalizada na forma daquilo que chamamos de escola, permeiam toda a sua prática, bem como a ação dos sujeitos nela envolvidos. Sob determinadas concepções e condições, o ensino de História cumpriu e ainda cumpre funções na sociedade brasileira, dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, jamais de maneira desinteressada, ao contrário, sempre tendo no horizonte certos objetivos. Afinal, sempre nos cabe indagar: o que de fato se pretende com o ensino de História? Partindo dessa discussão, o presente trabalho tem por objetivo investigar como as fontes históricas foram tratadas em um livro didático de História para o 3º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, leva-se em conta o debate decorrido no campo da historiografia sobre a noção do que são as fontes históricas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. Os resultados apontam as reverberações da mudança de perspectiva trazida pela escola dos Annales que se transportou para a atual legislação brasileira sobre ensino de História e para o material didático analisado. Conclui-se que o livro se dedica à discussão das fontes e da produção da própria historiografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.