A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CURRÍCULO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118881 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 2596 "inscrito_id" => 11065 "titulo" => "A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CURRÍCULO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "No contexto da sala de aula é fácil perceber que alguns estudantes possuem uma persistente dificuldade em compreender o conteúdo e seguir o ritmo da turma. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a significação do currículo de Física na Educação Básica no campo da Teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard. Desenvolvido como parte de um projeto de pesquisa para dissertação de Mestrado, que teve como objetivo elaborar e adaptar atividades sobre as leis de Newton para estudantes com deficiência intelectual, este trabalho objetiva refletir sobre a significação do currículo de Física na Educação Básica no campo da Teoria da Transposição Didática. Esta teoria surgiu primeiramente através do sociólogo Michel Verret em 1975 e foi aprimorada a partir de 1980 pelo didata francês Yves Chevallard e considera a necessidade de transformar um objeto de saber a ensinar em um objeto de ensino levando em consideração a existência de três saberes: O saber sábio, o saber a ensinar e o saber ensinado. O primeiro saber é o saber acadêmico, que expressa as ideias originais dos grandes teóricos, pensadores e filósofos ao longo da história. O segundo, é o saber que o professor adquire e utiliza para planejar sua aula. Já o saber ensinado é o conhecimento passado do professor para o aluno. Este, segundo a transposição didática, pode sofrer uma série de adaptações a fim de torná-lo mais significativo na sala de aula. É preciso que os professores de Física compreendam e identifiquem o ponto de intersecção entre os saberes da Transposição Didática e as competências e habilidades dos estudantes para que chegue um saber dosado e transposto na sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11065_TB2596_24062024235159.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CATARINA DOS SANTOS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "belsmedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118881 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 2596 "inscrito_id" => 11065 "titulo" => "A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CURRÍCULO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "No contexto da sala de aula é fácil perceber que alguns estudantes possuem uma persistente dificuldade em compreender o conteúdo e seguir o ritmo da turma. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a significação do currículo de Física na Educação Básica no campo da Teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard. Desenvolvido como parte de um projeto de pesquisa para dissertação de Mestrado, que teve como objetivo elaborar e adaptar atividades sobre as leis de Newton para estudantes com deficiência intelectual, este trabalho objetiva refletir sobre a significação do currículo de Física na Educação Básica no campo da Teoria da Transposição Didática. Esta teoria surgiu primeiramente através do sociólogo Michel Verret em 1975 e foi aprimorada a partir de 1980 pelo didata francês Yves Chevallard e considera a necessidade de transformar um objeto de saber a ensinar em um objeto de ensino levando em consideração a existência de três saberes: O saber sábio, o saber a ensinar e o saber ensinado. O primeiro saber é o saber acadêmico, que expressa as ideias originais dos grandes teóricos, pensadores e filósofos ao longo da história. O segundo, é o saber que o professor adquire e utiliza para planejar sua aula. Já o saber ensinado é o conhecimento passado do professor para o aluno. Este, segundo a transposição didática, pode sofrer uma série de adaptações a fim de torná-lo mais significativo na sala de aula. É preciso que os professores de Física compreendam e identifiquem o ponto de intersecção entre os saberes da Transposição Didática e as competências e habilidades dos estudantes para que chegue um saber dosado e transposto na sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11065_TB2596_24062024235159.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CATARINA DOS SANTOS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "belsmedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Currículos e Didáticas sempre nos remete ao espaço-tempo escolar. Se é verdade que nas escolas se vive um movimento de massificação de informações, reafirmando a reprodução de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita “grande mídia”, pelas meta-narrativas que invisibilizam experiências singulares e culturas locais, também é verdade que o cotidiano escolar, como espaço/tempo complexo, é lugar de produção, de criação, de indagação e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da política da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produção de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegemônico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a “incivilidade” do outro, do diferente, do diverso, ela também é o lugar onde a diferença pode ser desconstruída como desvio e legitimada como constitutiva das relações de alteridade. A escola também é um espaço praticado onde as homogeneidades são desfeitas, onde a esperança floresce como fruto possível de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, aceleração e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas relações com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de dúvidas de alto nível quanto interligam currículos, didáticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupações teóricas e epistemológicas são as questões que envolvem esse “trio” pedagógico brasileiro. Que reconfigurações o currículo vem sofrendo? Como compreendê-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos díspares? De que maneira olhar para as múltiplas didáticas presentes no chão da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os currículos e as didáticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnológicos nessa instituição? O que as macropolíticas têm para dizer no tocante aos currículos? O que os novos sujeitos da pedagogia estão pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais estão percebendo a escola? O que nós, pesquisadores(as) em educação e professores(as), como herdeiros dessa instituição, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam de alguma forma essas questões e abriram novas questões. Os textos produzidos a partir do campo da pesquisa em educação têm sido em torno do campo das pesquisas dos currículos e das didáticas para interrogar os modos neoconservadores e apolitícos. Assim, não falamos somente em currículos e didáticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos políticos na didática educacional, nos currículos praticados, no planejamento e financiamento da educação e das ações governamentais de enfrentamentos às desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as didáticas e os currículos em seus processos de implementação nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos. <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AURÉLIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FLÁVIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Currículos e Didáticas sempre nos remete ao espaço-tempo escolar. Se é verdade que nas escolas se vive um movimento de massificação de informações, reafirmando a reprodução de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita “grande mídia”, pelas meta-narrativas que invisibilizam experiências singulares e culturas locais, também é verdade que o cotidiano escolar, como espaço/tempo complexo, é lugar de produção, de criação, de indagação e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da política da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produção de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegemônico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a “incivilidade” do outro, do diferente, do diverso, ela também é o lugar onde a diferença pode ser desconstruída como desvio e legitimada como constitutiva das relações de alteridade. A escola também é um espaço praticado onde as homogeneidades são desfeitas, onde a esperança floresce como fruto possível de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, aceleração e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas relações com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de dúvidas de alto nível quanto interligam currículos, didáticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupações teóricas e epistemológicas são as questões que envolvem esse “trio” pedagógico brasileiro. Que reconfigurações o currículo vem sofrendo? Como compreendê-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos díspares? De que maneira olhar para as múltiplas didáticas presentes no chão da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os currículos e as didáticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnológicos nessa instituição? O que as macropolíticas têm para dizer no tocante aos currículos? O que os novos sujeitos da pedagogia estão pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais estão percebendo a escola? O que nós, pesquisadores(as) em educação e professores(as), como herdeiros dessa instituição, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam de alguma forma essas questões e abriram novas questões. Os textos produzidos a partir do campo da pesquisa em educação têm sido em torno do campo das pesquisas dos currículos e das didáticas para interrogar os modos neoconservadores e apolitícos. Assim, não falamos somente em currículos e didáticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos políticos na didática educacional, nos currículos praticados, no planejamento e financiamento da educação e das ações governamentais de enfrentamentos às desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as didáticas e os currículos em seus processos de implementação nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos. <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AURÉLIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FLÁVIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }