Artigo CONEDU - Formação de professores (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-025-7

UNIVERSIDADE E EXTENSÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118831 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 5531 "inscrito_id" => 15588 "titulo" => "UNIVERSIDADE E EXTENSÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS" "resumo" => "Desde que surgiu, a extensão universitária passou por inúmeras concepções e práticas e recebeu influências de ideias e práticas nacionais e internacionais. Ao refletir sobre isso, o objetivo desta pesquisa é apresentar os principais acontecimentos e concepções que constituíram a Universidade e a extensão universitária no Brasil e refletir sobre a prática e as possibilidades de um projeto de extensão universitária que alia de fato o ensino e a pesquisa em suas ações. O estudo foi realizado em 2022 e a metodologia adotada foi sistematizada em duas fases. A primeira consistiu em uma revisão de literatura baseada em autores de referência na área, como Cunha (2000), Faria (Org.) (2001), Freire (1983), Nogueira (2001; 2005), entre outras contribuições. A segunda fase ocorreu por meio de um estudo de caso do projeto de extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE), que é desenvolvido na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os resultados indicam que o conceito de extensão universitária foi sendo construído e reconstruído ao longo das décadas, conforme a própria universidade passava por transformações em seus saberes e fazeres. E o NEDIMPE surge como um projeto de extensão desde 2018, em que a tríade ensino, pesquisa e extensão é aliada na formação de professores. Conclui que a extensão é compreendida como espaço de desenvolvimento de profissionais compromissados com a sua formação e com o papel social que podem desempenhar, onde saberes são constituídos e demandas sociais que estejam dentro das possibilidades da universidade são cumpridas e, nesse sentido, o NEDIMPE tem contribuído para a formação e para a prática docente ao proporcionar práticas colaborativas entre professores e licenciandos na Universidade e em escolas de Educação Básica.Desde que surgiu, a extensão universitária passou por inúmeras concepções e práticas e recebeu influências de ideias e práticas nacionais e internacionais. Ao r" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15588_TB5531_27102024204323.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DARA" "autor_email" => "darasnascimento@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118831 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 5531 "inscrito_id" => 15588 "titulo" => "UNIVERSIDADE E EXTENSÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS" "resumo" => "Desde que surgiu, a extensão universitária passou por inúmeras concepções e práticas e recebeu influências de ideias e práticas nacionais e internacionais. Ao refletir sobre isso, o objetivo desta pesquisa é apresentar os principais acontecimentos e concepções que constituíram a Universidade e a extensão universitária no Brasil e refletir sobre a prática e as possibilidades de um projeto de extensão universitária que alia de fato o ensino e a pesquisa em suas ações. O estudo foi realizado em 2022 e a metodologia adotada foi sistematizada em duas fases. A primeira consistiu em uma revisão de literatura baseada em autores de referência na área, como Cunha (2000), Faria (Org.) (2001), Freire (1983), Nogueira (2001; 2005), entre outras contribuições. A segunda fase ocorreu por meio de um estudo de caso do projeto de extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE), que é desenvolvido na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os resultados indicam que o conceito de extensão universitária foi sendo construído e reconstruído ao longo das décadas, conforme a própria universidade passava por transformações em seus saberes e fazeres. E o NEDIMPE surge como um projeto de extensão desde 2018, em que a tríade ensino, pesquisa e extensão é aliada na formação de professores. Conclui que a extensão é compreendida como espaço de desenvolvimento de profissionais compromissados com a sua formação e com o papel social que podem desempenhar, onde saberes são constituídos e demandas sociais que estejam dentro das possibilidades da universidade são cumpridas e, nesse sentido, o NEDIMPE tem contribuído para a formação e para a prática docente ao proporcionar práticas colaborativas entre professores e licenciandos na Universidade e em escolas de Educação Básica.Desde que surgiu, a extensão universitária passou por inúmeras concepções e práticas e recebeu influências de ideias e práticas nacionais e internacionais. Ao r" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15588_TB5531_27102024204323.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DARA" "autor_email" => "darasnascimento@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n&Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anai <br />\r\n O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\nO tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa& <br />\r\n As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\nAs reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m busca <br />\r\n Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\nAcredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte d <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\nDesejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o <br />\r\n M&ocirc;nica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n&Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anai <br />\r\n O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\nO tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa& <br />\r\n As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\nAs reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m busca <br />\r\n Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\nAcredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte d <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\nDesejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o <br />\r\n M&ocirc;nica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Desde que surgiu, a extensão universitária passou por inúmeras concepções e práticas e recebeu influências de ideias e práticas nacionais e internacionais. Ao refletir sobre isso, o objetivo desta pesquisa é apresentar os principais acontecimentos e concepções que constituíram a Universidade e a extensão universitária no Brasil e refletir sobre a prática e as possibilidades de um projeto de extensão universitária que alia de fato o ensino e a pesquisa em suas ações. O estudo foi realizado em 2022 e a metodologia adotada foi sistematizada em duas fases. A primeira consistiu em uma revisão de literatura baseada em autores de referência na área, como Cunha (2000), Faria (Org.) (2001), Freire (1983), Nogueira (2001; 2005), entre outras contribuições. A segunda fase ocorreu por meio de um estudo de caso do projeto de extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE), que é desenvolvido na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os resultados indicam que o conceito de extensão universitária foi sendo construído e reconstruído ao longo das décadas, conforme a própria universidade passava por transformações em seus saberes e fazeres. E o NEDIMPE surge como um projeto de extensão desde 2018, em que a tríade ensino, pesquisa e extensão é aliada na formação de professores. Conclui que a extensão é compreendida como espaço de desenvolvimento de profissionais compromissados com a sua formação e com o papel social que podem desempenhar, onde saberes são constituídos e demandas sociais que estejam dentro das possibilidades da universidade são cumpridas e, nesse sentido, o NEDIMPE tem contribuído para a formação e para a prática docente ao proporcionar práticas colaborativas entre professores e licenciandos na Universidade e em escolas de Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.