Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, ENSINO MATEMÁTICO, AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
0 of 0
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11660 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 735 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma continua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. O projeto Ensino de Matemática: Um Estudo da Avaliação de Aprendizagem, teve como propósito de fazer uma discussão sobre a prática avaliativa dos professores de matemática e apontar os principais meios de avaliação do ensino matemático. De acordo com o conteúdo trabalhado, foram realizadas, inicialmente, pesquisas bibliográficas; e logo após foi desenvolvido um questionário com os professores de matemática, onde pudemos observar que a forma de construção do arcabouço teórico pode concluir que ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. E que apesar dos professores possuírem concepções inovadoras acerca da avaliação, sentem dificuldades de modificar sua postura em sala de aula.Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médi" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, ENSINO MATEMÁTICO, AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID735_21072015102821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDEMBERG OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LINDEMBERG" "autor_email" => "lindembergso@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11660 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 735 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma continua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. O projeto Ensino de Matemática: Um Estudo da Avaliação de Aprendizagem, teve como propósito de fazer uma discussão sobre a prática avaliativa dos professores de matemática e apontar os principais meios de avaliação do ensino matemático. De acordo com o conteúdo trabalhado, foram realizadas, inicialmente, pesquisas bibliográficas; e logo após foi desenvolvido um questionário com os professores de matemática, onde pudemos observar que a forma de construção do arcabouço teórico pode concluir que ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. E que apesar dos professores possuírem concepções inovadoras acerca da avaliação, sentem dificuldades de modificar sua postura em sala de aula.Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médi" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, ENSINO MATEMÁTICO, AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID735_21072015102821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDEMBERG OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LINDEMBERG" "autor_email" => "lindembergso@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma continua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. O projeto Ensino de Matemática: Um Estudo da Avaliação de Aprendizagem, teve como propósito de fazer uma discussão sobre a prática avaliativa dos professores de matemática e apontar os principais meios de avaliação do ensino matemático. De acordo com o conteúdo trabalhado, foram realizadas, inicialmente, pesquisas bibliográficas; e logo após foi desenvolvido um questionário com os professores de matemática, onde pudemos observar que a forma de construção do arcabouço teórico pode concluir que ainda a avaliação é voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. E que apesar dos professores possuírem concepções inovadoras acerca da avaliação, sentem dificuldades de modificar sua postura em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.