O presente artigo tem por objetivo discutir a respeito das principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da língua escrita no ensino fundamental, tomando como ponto de partida o Estágio Supervisionado de Língua no Ensino Fundamental do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Metodologicamente, nossa pesquisa se caracterizada como “estudo de caso”, que se deu em uma escola pública de Campina Grande-PB, tendo como sujeitos uma turma de alunos do 6° ano do ensino fundamental. Sendo assim, a análise é constituída por recortes das sequências didáticas desenvolvidas por nós, nas quais destacamos as estratégias metodológicas, as atividades e os critérios avaliativos utilizados que melhor atenderam, bem como como atividades desenvolvidas pelos alunos. Para tal nos embasamos nas recomendações dos PCN’s sobre a escrita, na teoria sociointeracionista de Mikhail Bakhtin (1992), na abordagem sobre escrita infantil de Gontijo (2008) e nos estudos sobre letramento de Kleimam (1995) e Rojo (1995; 2009)