Diante do advento de tantas ferramentas e mecanismos digitais, a escola tende a adotar uma nova postura, para que tais instrumentos sejam incorporados aos processos didáticos de ensino. Apesar dessa nova perspectiva educacional existir há algum tempo, ainda é comum encontrarmos escolas que ainda não aderiram a essas tendências tecnológicas, muitos docentes apresentam resistência a se apropriarem criticamente desses saberes de natureza tecnológica. Partindo desse novo contexto educacional de ensino-aprendizagem, criamos o site “NOSSA LÍNGUA E A GALERA” como objeto de ensino de leitura, que também pode auxiliar o desenvolvimento da escrita, uma vez que, a produção textual posterior à criação do site será de autoria dos alunos da Escola. Para tanto, realizamos um diálogo com Soares (1999) no sentido de refletir sobre a questão da leitura em uma perspectiva de letramento e, também, contribuições teóricas de Marcuschi (2004) e Souza(2003) que nos permite vislumbrar possibilidades de utilizar os recursos tecnológicos existentes na sala de aula, de forma produtiva. E ainda, com Lévy (1993) que nos faz ver e entender a concepção de ciberespaço e transformações ocorridas neste campo, e ainda, suas implicações nas leituras e escritas virtuais. Compreendemos que o uso do site como objeto de ensino de leitura e escrita deve ser incentivado, uma vez que, além de estimular a criatividade, configura-se como veículo de informação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.