Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA HISPÂNICA A PARTIR DO TEATRO.

Palavra-chaves: TEATRO, LITERATURA HISPÂNICA, ENSINO E APRENDIZAGEM E-LE Comunicação Oral (CO) Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11741
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 1324
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA   HISPÂNICA A PARTIR DO TEATRO."
    "resumo" => "O presente trabalho resulta da utilização do teatro para o ensino-aprendizagem de língua espanhola e Literatura Hispânica nas aulas de Espanhol, oferecidas pelos monitores bolsistas do PIBID aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado José Leite de Souza.  Nosso embasamento teórico principal se pauta na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal e na Pedagogia do Oprimido/ Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Tomamos como meio potencializador no processo de ensino-aprendizagem a arte do “teatro” como recurso facilitador para ampliar o desenvolvimento das quatro competências linguísticas (ler, escutar, falar e escrever), além de propiciar aos aprendizes o conhecimento de uma nova cultura, tornando a aprendizagem mais dinâmica, pragmática e motivadora. Assim, buscamos maneiras para que os alunos conheçam a arte, encontrando em si mesmos a sua arte, ou seja, de forma autônoma possam criar suas próprias possibilidades de revelação vivenciando os contextos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "TEATRO, LITERATURA HISPÂNICA, ENSINO E APRENDIZAGEM E-LE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID1324_30062015070425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS FERNANDES"
    "autor_email" => "thaisfernandes3@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB CAMPUS VI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11741
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 1324
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA   HISPÂNICA A PARTIR DO TEATRO."
    "resumo" => "O presente trabalho resulta da utilização do teatro para o ensino-aprendizagem de língua espanhola e Literatura Hispânica nas aulas de Espanhol, oferecidas pelos monitores bolsistas do PIBID aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado José Leite de Souza.  Nosso embasamento teórico principal se pauta na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal e na Pedagogia do Oprimido/ Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Tomamos como meio potencializador no processo de ensino-aprendizagem a arte do “teatro” como recurso facilitador para ampliar o desenvolvimento das quatro competências linguísticas (ler, escutar, falar e escrever), além de propiciar aos aprendizes o conhecimento de uma nova cultura, tornando a aprendizagem mais dinâmica, pragmática e motivadora. Assim, buscamos maneiras para que os alunos conheçam a arte, encontrando em si mesmos a sua arte, ou seja, de forma autônoma possam criar suas próprias possibilidades de revelação vivenciando os contextos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "TEATRO, LITERATURA HISPÂNICA, ENSINO E APRENDIZAGEM E-LE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID1324_30062015070425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS FERNANDES"
    "autor_email" => "thaisfernandes3@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB CAMPUS VI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente trabalho resulta da utilização do teatro para o ensino-aprendizagem de língua espanhola e Literatura Hispânica nas aulas de Espanhol, oferecidas pelos monitores bolsistas do PIBID aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado José Leite de Souza. Nosso embasamento teórico principal se pauta na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal e na Pedagogia do Oprimido/ Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Tomamos como meio potencializador no processo de ensino-aprendizagem a arte do “teatro” como recurso facilitador para ampliar o desenvolvimento das quatro competências linguísticas (ler, escutar, falar e escrever), além de propiciar aos aprendizes o conhecimento de uma nova cultura, tornando a aprendizagem mais dinâmica, pragmática e motivadora. Assim, buscamos maneiras para que os alunos conheçam a arte, encontrando em si mesmos a sua arte, ou seja, de forma autônoma possam criar suas próprias possibilidades de revelação vivenciando os contextos abordados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.