O presente trabalho resulta da utilização do teatro para o ensino-aprendizagem de língua espanhola e Literatura Hispânica nas aulas de Espanhol, oferecidas pelos monitores bolsistas do PIBID aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado José Leite de Souza. Nosso embasamento teórico principal se pauta na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal e na Pedagogia do Oprimido/ Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Tomamos como meio potencializador no processo de ensino-aprendizagem a arte do “teatro” como recurso facilitador para ampliar o desenvolvimento das quatro competências linguísticas (ler, escutar, falar e escrever), além de propiciar aos aprendizes o conhecimento de uma nova cultura, tornando a aprendizagem mais dinâmica, pragmática e motivadora. Assim, buscamos maneiras para que os alunos conheçam a arte, encontrando em si mesmos a sua arte, ou seja, de forma autônoma possam criar suas próprias possibilidades de revelação vivenciando os contextos abordados.