A Pré-história é um período que desperta interesse e curiosidade por parte dos alunos, principalmente porque foi nessa época que surgiram invenções que possibilitaram o aparecimento das grandes civilizações. Auxiliar o aluno a compreender esse período de forma contextualizada com sua realidade se apresenta como um verdadeiro desafio para o professor de História. Desse modo, como o professor de História pode estabelecer uma relação interdisciplinar e transdisciplinar entre os conteúdos de Pré-história e a realidade cotidiana dos alunos? O presente trabalho tem por objetivo contextualizar o ensino da Pré-história e das pinturas rupestres com a questão do uso sustentável da água. Partimos inicialmente da discussão sobre representações, abordada pelo historiador Roger Chartier, em seguida, focamos na importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais e finalizamos com a Declaração Universal dos Direitos da Água. No tocante aos procedimentos metodológicos, realizamos nosso trabalho em seis grandes etapas. Na primeira etapa, trabalhamos os conteúdos referentes à Pré-história através do livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental. Na segunda etapa, elaboramos uma pesquisa sobre pinturas rupestres. Na terceira etapa, realizamos uma aula discursiva sobre a importância das pinturas rupestres enquanto fonte histórica. Para quarta etapa, realizamos uma palestra abordando o uso sustentável da água. Na quinta etapa, realizamos uma pesquisa sobre o uso sustentável da água. Finalizamos nosso trabalho com a produção de pinturas, envolvendo o tema “uso sustentável da água”. Percebemos que essa atividade despertou o interesse dos alunos para as questões do cotidiano, fazendo-os reflexionar sobre nosso papel na sociedade enquanto sujeitos da História.