Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CARÊNCIA DE LABORATÓRIOS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de ciências e biologia desempenha um papel importante na construção do pensamento crítico-reflexivo e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Partindo desse pressuposto, torna-se importante analisar as metodologias adotadas no ensino de ciências e biologia, haja vista, os avanços curriculares e as múltiplas facetas do processo de ensino, evidenciando como estes, estão sendo aplicado nas escolas públicas. Assim, o presente trabalho visa relatar experiências conjuntas dos autores acerca da inexistência dos laboratórios e/ou aulas práticas de ciências e biologia, e como este impacta no processo de ensino-aprendizagem, afetando significativamente os alunos, uma vez que, estes não se sentem motivados a ampliar os conhecimentos ou até mesmo aprender as temáticas abordadas nos livros didáticos, em virtude do tradicionalismo em sala de aula. Tal narrativa decorre da vivência dos autores durante o ensino médio e o que se tem observado durante o período de estágio do curso de licenciatura. O objetivo primordial é evidenciar tal problemática, que permeia o processo educacional brasileiro e assegurar a visibilidade, com fulcro a transformação dessa realidade, visto que, estes espaços contribuem de forma significativa para a construção do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e formação do pensamento crítico, além de aproximar as temáticas abordadas em sala de aula com o cotidiano dos alunos, garantindo que estes se tornem protagonista nessa construção. Para embasar essa construção foram analisadas as ideias defendidas por Jean Piaget, Myriam Krasilchik, Paulo Freire, dentre outros autores que defendem uma educação de qualidade e com equidade.

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